Comitiva Municipal visita o projeto Fábrica de Gaiteiros

Na última segunda-feira, 16 de agosto, os secretários municipais do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, da Educação, Sílvia Maria Teixeira Pereira e da Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues, visitaram o projeto Fábrica de Gaiteiros, no município de Barra do Ribeiro. Este projeto, que já tem 11 anos de fundação, foi idealizado pelo artista tradicionalista, gaiteiro Renato Borghetti.

A ideia partiu da necessidade de manter viva a tradição da gaita, que viu nos últimos anos todas as fábricas do Brasil fecharem, colocando em risco inclusive a popularização e sobrevivência do instrumento, básico e muito importante na tradição gaúcha.

O projeto contempla crianças de 7 a 15 anos e os envolve desde a história do instrumento, a sua confecção e o aprendizado a tocar. “Temos alunos que hoje são professores no projeto e isto é o que nos gratifica e nos faz sentir que estamos cumprindo a missão”, destaca Borghetti.

O município avalia a possibilidade de trazer o projeto para Torres. Para o Secretário de Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues, seria uma boa ferramenta para fortalecer a cultura tradicionalista na cidade. A secretária de educação, Sílvia Maria Teixeira Pereira, diz que, além do aspecto cultural, tem ainda a interação dos alunos no contra turno, o que mantém a criança na escola e com grandes chances ainda de melhorar o aproveitamento escolar individual.

Para o representante da Pasta do Meio Ambiente e Urbanismo, o Secretário Júlio Agápio, que vê no projeto a possibilidade de fomentar o tradicionalismo, induzir talentos locais e agregar as famílias nas escolas.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo