Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou a 11ª Conferência Municipal

Na última sexta-feira, 20 de agosto, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social nas dependências do Lions Clube de Torres. O Prefeito Carlos Souza participou do evento que teve a participação de vereadores, conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social – COMUNAS, equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e sociedade civil.

O evento, que seguiu todos os protocolos para o enfrentamento da pandemia do Covid-19, teve a tarde de debates sobre o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Tema este que veio propor o fortalecimento e a reafirmação da assistência social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, os usuários.

Após abertura oficial e aprovação do Regimento Interno que norteou a 11ª Conferência, houve a apresentação das deliberações da última conferência realizada em 2019 e a palestra dos técnicos sobre tema deste ano.

No decorrer da tarde, foram formados grupos de discussão e as deliberações apresentadas saíram para que sejam encaminhadas a esfera Municipal, Estadual e Federal. Ao final da tarde, foram eleitos os delegados e seus suplentes que representarão o Município de Torres na Conferência Estadual, sem data definida, sendo eleitos para representar a sociedade civil: Edvilson Silva da Rocha como delegado e Daiana Schirmer como suplente e os representantes governamentais eleitos foram Jerônimo Martins da Silveira e Jenifer Mariano Passaura.

As Conferências Municipais tem como foco fomentar e subsidiar o processo reflexivo de que uma conferência necessita para cumprir seu papel – o de conferir a aplicabilidade da Política de Assistência Social, bem como seus desafios, e para tal garantir a autonomia e o protagonismo dos usuários do SUAS, a fim de que estes apontem demandas e encaminhamentos que possam de fato contribuir para o aprimoramento do sistema.