Programação dos Festejos Farroupilha será encerrada na Praça XV, na próxima segunda, Dia do Gaúcho

O ato de encerramento dos Festejos da Semana Farroupilha será realizado na próxima segunda-feira, 20 de setembro, Dia do Gaúcho, às 10h, na Praça XV, com a extinção da Chama Crioula. A atividade terá como destaque a Cavalgada Farroupilha que sairá do Parque do Balonismo. Na Praça, a partir das 9h30min ocorrerão apresentações artísticas e a Exposição “No Caminho Farroupilha”.

Com a presença de cerca de 50 cavaleiros na Praça XV, neste último domingo, 12 de setembro, foram iniciadas as comemorações alusivas à Revolução Farroupilha, em Torres. Este ano, homenageando as mulheres, a Chama foi recebida pela primeira-dama Susi Souza, ao lado do prefeito Carlos Souza, em sintonia com o tema 2021, “Caminhos de Anita”, dedicado às comemorações pela passagem dos 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi. A Chama saiu do Balonismo conduzida pelos cavaleiros.

A “Chama Crioula”, um dos símbolos da Semana Farroupilha, teve origem na retirada de uma centelha do Fogo Simbólico da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro de 1947. Um grupo de estudantes, liderados pelo tradicionalista Paixão Cortes, deu início ao movimento. A programação dos Festejos tem a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte.