Iniciado o processo da Consulta Popular 2021/2022 em Torres

Foi realizada em Torres, na manhã desta quarta-feira, 3 de novembro, a assembleia pública do Corede- Conselho Regional de Desenvolvimento- do Litoral Norte. Participaram mais de 40 representantes de bairros, na atividade que ocorreu no Centro Comunitário Nossa Senhora das Dores (Rua José Osório Cabral, 1084, bairro Stan). Foram nomeados quatro delegados que representarão o município no dia 11, próxima etapa do processo, onde participarão somente os delegados de cada município.

A atividade contou com a presença de vários secretários municipais como o secretário municipal de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges; secretária da Fazenda, Hélvia Sanae Mano; o secretário do Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, e os diretores Denilson Pinto e Flávio Kaiser, da Diretoria de Participação Cidadã e Transparência.

Na ocasião, o secretário Matheus destacou a importância da participação dos representantes das entidades e dos cidadãos torrenses em geral, como contribuição para o desenvolvimento do município

O presidente do Corede, Marcelo Reis, também reforçou a importância da comunidade no processo. Informou que ainda hoje ocorreu outra assembleia, no Caraá. Já foram realizadas outras dez assembleias nas respectivas cidades: Maquiné- que teve até então, o maior número de moradores presentes, com 197 pessoas, Capão da Canoa, Osório, Xangri-lá, Imbé, Morrinhos, Itati, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas e Osório.

Serão quatro os projetos que vão estar em debate na assembleia que ocorrerá dia 11, em Osório. Na área de “Inovação, Ciência e Tecnologia” que visa a ativação de um único Pólo Tecnológico, envolvendo as Universidades da região, englobando todos os municípios, aportando os valores na instalação física da iniciativa. “Em “Turismo”, construção de ruas cobertas nos municípios do Litoral Norte para um espaço de confraternização e comercialização de produtos locais como artesanato e produtos da agricultura familiar. Em “Obras”, visando a manutenção de estradas vicinais e novamente a área de Turismo”, buscando melhorias para o turismo da região, através de Cursos de Formação para o atendimento ao turista, regularização dos empreendimentos, inserção no Cadastur e outros.