Conheça o processo de floração de algas na Lagoa do Violão

Na segunda quinzena de outubro e na primeira semana de novembro a Lagoa do Violão apresentou um fenômeno bastante comum no ecossistema, a floração de algas. e que vem sendo acompanhado pelas equipes técnicas da Prefeitura Municipal de Torres Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo – SMAURB e Desenvolvimento Rural e Pesca.

Este fenômeno trata-se do crescimento explosivo, autolimitante, de curta duração, de micro-organismos de uma ou mais espécies, frequentemente, produzindo coloração visível nos corpos de águas naturais. A floração de algas é um fenômeno natural que pode ocorrer ou não devido a intervenção direta ou indireta do homem. Os fatores que predispõem a ocorrência deste fenômeno são:
• Baixa taxa de sólidos em suspensão na coluna de água;
• Altos teores de nitrogênio e fósforo diluídos;
• Alta incidência de radiação solar;
• Altas temperaturas;
• Oscilação repentina da temperatura da água;
• Ventos fortes que provoquem a concentração das microalgas flutuantes.

Quando um ou mais destes fatores desaparecem, a tendência é que a visualização do fenômeno acabe. As principais consequências esperadas, vinculadas a floração de algas e as condições químicas do corpo hídrico podem ser:
• Modificação da transparência e turbidez da água;
• Modificação do gosto e odor da água;
• Saturação ou depleção do oxigênio dissolvido;
• Liberação de toxinas na água.

Paralelamente ao acompanhamento destes eventuais fenômenos de floração de algas, a equipe da SMAURB vem realizando de maneira sistemática desde o início de setembro o monitoramento da Lagoa, onde são verificados dados como:

• Demarcação e monitoramento de desovas de tartarugas;
• Manutenção de placas informativas;
• Controle da deposição de resíduos sólidos nas margens da lagoa;
• Levantamento e fechamento de esgotos clandestinos;
• Ocorrência de animais mortos ou debilitados.

Concomitante a este trabalho em execução, a SMAURB está em fase de orçamentos para contratação de empresa especializada para realização do monitoramento de qualidade da água e lodo de fundo e busca por parcerias/convênios com universidades da região visando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa da fauna e flora agregada.

Com o avanço dos trabalhos no ecossistema da Lagoa do Violão será possível uma melhor compreensão e interpretação dos eventos correlacionados, e como resultado espera-se um direcionamento adequado no manejo e que traga benefícios ainda maiores a qualidade sanitária e vital do corpo hídrico. Os trabalhos operacionais no local sempre contam com a colaboração da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Em caso de emergência entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB) através do número 3626-9150, ramal 247 ou com o Corpo de Bombeiros de Torres 3664-3133.

Maiores informações podem ser disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo ou Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca.