Prefeitura realiza campanha de conscientização sobre o atendimento do PA 24h

A Prefeitura de Torres iniciou neste mês de novembro, uma campanha de conscientização sobre o atendimento do Pronto Atendimento 24h, visando orientar sobre os graus de classificação de risco. O PA 24h é um serviço de urgência/emergência, porém, bem mais da metade dos pacientes poderiam ser acolhidos numa Unidade de Saúde, ou seja, ocorre um uso indiscriminado do serviço no local.

Problemas como uma dor nas costas há uma semana, é um dos males de saúde que a pessoa não precisaria e não deveria ir até ao PA. Alguns pacientes procuram o PA em busca de atestado ou de receita para remédio controlado, por exemplo. Para se ter uma ideia da situação, no mês de outubro, a Secretaria informa que em outubro ocorreu um total de 4.991 atendimento sendo 3.585 não urgentes.

Atualmente, as unidades de urgência e emergência da cidade classificam pacientes em quatro cores: vermelho, amarelo, verde e azul. A campanha é mais destinada aos pacientes da cor azul, que não apresentam risco e poderiam ser atendidas na Unidade de Saúde do seu bairro.

Quem chega no PA 24h, vai passar por uma triagem de classificação de risco no qual o profissional enfermeiro avalia qual a urgência do caso. Esta classificou se faz através de cores : azul, verde, amarelo e, vermelho.

Azul: não é urgente. Pode ser atendido nas Unidades Básicas. Verde: pouco urgente : aguardará atendimento no PA. Amarelo: urgente. Deve ser atendimento na frente dos verdes. Vermelho: muito urgente, deve ser atendido imediatamente.

O acolhimento programado no Pronto Atendimento é benéfico para os ­pacientes em geral. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a conscientização dos pacientes vai melhorar em muito a condição do atendimento de urgência e emergência para a população.