Prefeitura intensifica ações contra o mosquito da Dengue

Com o propósito de evitar o agravamento da situação da Dengue, como está ocorrendo em vários municípios do Estado, a Prefeitura de Torres, desde esta última segunda-feira, 28 de março, reforçou as medidas de prevenção contra à doença. A iniciativa da Vigilância Ambiental visa conscientizar a população no combate ao mosquito da Dengue, o Aedes aegypti.

De acordo com o responsável pela Vigilância Ambiental, biólogo Lasier França, foram realizadas ações nos semáforos com distribuição de panfletos. Os mutirões nos bairros iniciaram pelos bairros Guarita e Getúlio Vargas. Estes dois bairros mais o centro da cidade e o Stan são os que atualmente apontam maiores índices de focos de mosquito Aedes. Informa que nesta quarta-feira, a Secretaria da Saúde fará uma atividade na Praça XV e panfletagem pelo bairro Centro. Na quinta ocorrerá uma ação na Vila São João e também panfletagem. Sexta-feira, os servidores da Vigilância Ambiental estarão nas Praias do Sul.

Ele explica que os focos de larvas geralmente são encontrados em lonas plásticas, vasos de plantas, pneus, garrafas pets, baldes, entre outros. A Secretaria Municipal de Saúde apela à população para que intensifique os cuidados alertando que esta preocupação deve ser em simultaneidade com a Prefeitura. A Secretaria mantém durante todo o ano um acompanhamento em relação ao mosquito, porém, a parceria da população é imprescindível. “Eliminar água parada é a maneira mais eficaz de combater o Aedes, portador das doenças Dengue, Zika e Febre Chikungunya”, diz o biólogo.