Empreendimentos do Turismo Rural Raízes de Torres participam de Curso sobre Educação Ambiental

Os empreendimentos que fazem parte do Turismo Rural Raízes de Torres participaram nos dias 16 e 17 de maio do Curso de Preparação sobre Educação Ambiental oferecido pelos SENAR/RS. A coordenação da Consultora Scheila Rigotti e a participação do agricultor Ecológico Leonel Gauer integrante do Programa e dono do Nosso Sítio Espaço Agroecológico que palestrou sobre modelos de sistemas de tratamento ecológico de efluentes residenciais.

O primeiro dia de curso foi realizado no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Torres, parceiro do Programa juntamente com a Prefeitura Municipal de Torres, através da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca. No segundo dia do curso foram desenvolvidas atividades práticas no Sítio Vô Inácio. Na parte da manhã foi realizada a trilha ecológica na Propriedade que abriga o Primeiro Museu Rural de Torres organizado com a contribuição da museóloga Luana Gonzales Bassa que está elaborando artigo científico sobre esta proposta e cujo resumo foi publicado no 14 Fórum Estadual de Museus do Rio Grande do Sul.

Neste ano, o evento traz como tema “Políticas Públicas para Museus: os 20 anos da Carta de Rio Grande” e ocorre entre os dias 24 e 27 de maio, nas dependências da Universidade Federal de Pelotas. Após o almoço rural preparado por José Carlos de Matos e sua esposa, Lourdes, os participantes realizaram a prática de produção de uma receita de desinfetante ecológico repelente com citronella. Conforme a turismóloga Luciane de Carvalho Pereira, o processo de capacitação e qualificação é parte fundamental do Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural Raízes de Torres.

Conheça os empreendimentos do Turismo Rural pelo site