Secretaria da Educação realiza formação para professores da Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Torres, no período de 9 a 12 de maio, realizou mais um momento de formação com os supervisores, orientadores e professores da Educação Infantil da Rede Municipal. Divididos em grupos etários das crianças, os profissionais da área vivenciaram momentos de escuta, troca e fundamentação teórica com a coordenação pedagógica de Educação Infantil do Município, lideradas por Bárbara Rocha e Patrícia Boaventura.

A formação docente faz parte do calendário de ações e estratégias da pasta e tem como objetivos construir e dialogar com os professores, os caminhos para a efetivação de proposta pedagógica da rede municipal, sustentada pelo estudo de teorias e vivências das práticas cotidianas.

No dia 9, os educadores que trabalham com berçários aprofundaram o momento de encontro com as inspirações sobre a abordagem Pikler, o uso do mobiliário adquiridos pela Secretaria e disponibilizados no início do ano letivo. Já, os profissionais que trabalham com as turmas de maternais dialogaram sobre os principais desafios que vêm encontrando no cotidiano escolar. O retorno de aulas presenciais e as consequências do período de pandemia na vida das crianças também fizeram parte do encontro do dia 10/05.

Os educadores das turmas de Pré I, no dia 11, tiveram como pauta temas como “o desemparedamento infantil” (a escola como lugar de encontro com a natureza), que possui a contextualização baseado na relação direta das experiências da criança com a natureza, tornando isso possível no cotidiano do seu planejamento correlacionando com a sua prática e partilhas de vivências entre as escolas.

As profissionais que compõem a supervisão e a orientação escolar estiveram reunidas nos dias 10 e 12, em encontros que marcaram a revisão dos conteúdos pedagógicos no universo da educação infantil e ainda foi realizado um roteiro de visita por algumas escolas da área. A Secretaria possui um cronograma que acontecerá mensalmente e bimestralmente os encontros visando proporcionar aos profissionais da educação infantil de Torres, a oportunidade de compartilhar experiências, de formação continuada, de estudos, diagnósticos e estratégias de atuação em Rede.

Para o secretário de Educação, Alexandre Porcatt, que esteve presente em algumas destas oportunidades, agradeceu o comprometimento de todos os profissionais da Rede, enalteceu as entregas que são realizadas para as crianças e que o protagonismo e sucesso da Rede é de todos os profissionais presentes.