Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos apresenta relatório de atendimento do 1º semestre de 2022

A Prefeitura Municipal de Torres através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, apresenta o relatório de atendimentos referentes a pasta no o 1º semestre de 2022. O número é referente aos atendimentos da população que buscou os serviços ofertados no período de 01 janeiro a 30 de junho de 2022.

– Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): setor responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foram realizados 3.701 atendimentos, destas 352 visitas domiciliares. Média de 28 atendimentos diários;

– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): é um conjunto de serviços realizados em grupos, realizando atividades no sentido de prevenir a ocorrência de situações de risco social fortalecendo o resgate dos vínculos familiares. Foram realizados atendimentos mensais: 315 crianças e adolescentes, 59 Indígenas, 12 mulheres chefes de família e 163 idosos. Totalizando 3.294 atendimentos.

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): setor responsável por atender famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Foram realizados 3.179 atendimentos individualizados e abordagens sociais. Média de 24 atendimentos diários;

– Central de Cadastro Único: setor de cadastro para programas sociais do Governo Federal é o principal instrumento de identificação e caracterização da situação socioeconômica das famílias de baixa renda que residem no município. Foram realizados 2.264 novos cadastros, 1.718 cadastros atualizados e 1.220 atendimentos diversos. Totalizando 5.199 atendimentos. Uma média de 39 atendimentos. Hoje no município há 4.037 famílias cadastradas, destas 1.729 famílias recebem a transferência de renda do Auxílio Brasil. Importante ressaltar que 1.504 cadastros estão desatualizados e destes 458 recebem a transferência de renda que poderão perder se não atualizarem seus cadastros. Essas famílias devem atualizar seus cadastros na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Rua Pedro Cincinato Borges, número 343;

– Centro de Referência da Mulher (CRM Priscila Selau): realizou 1.682 atendimentos a mulheres vítimas de violência dos municípios de Torres, Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Mampituba, Três Forquilhas, Dom Pedro de Alcântara e Morrinhos do Sul, destes só em Torres foram realizados 1.433 atendimentos;

– Casa de Acolhimento Estrela Guia: é um acolhimento provisório para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos que se encontram afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, através da intervenção do Poder Judiciário. Foram acolhidos 29 crianças e adolescentes. Atualmente permanecem na instituição 14 acolhidos. A Instituição é considerada de pequeno porte e é executada pela Prefeitura Municipal de Torres e conveniada com os municípios pertencentes à Comarca de Torres (Arroio Sal, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Mampituba e Morrinhos do Sul). Está definida e organizada para atender até 20 crianças e/ou adolescentes, que são cuidados por monitores. O espaço físico tem características de uma unidade residencial.

Conheça o quantitativo de benefícios eventuais concedidos no CRAS e CREAS:
1.010 cestas básicas; 243 auxílios gás; 27 auxílios natalidade; 21 auxílio funeral; 01 fralda geriátrica; 104 auxílios passagens; 92 BPC – Benefício Prestação Continuada; 48 carteiras idosos (FETAPERGS); 64 atendimentos para emissão documentos (nascimento, casamento, averbações) e 129 – atendimentos de avaliação socioeconômica de IPTU.