Comunidade prestigia caminhada promovida pelo Comphac visando a preservação da memória cultural

A comunidade torrense participou nesse último sábado, 20 de agosto, de interessante caminhada histórica que durou cerca de uma hora e meia, percorrendo o Centro Histórico da cidade, nos pontos que melhor guardam a memória da comunidade torrense. A saída ocorreu às 10h do Morro do Farol, contando em especial com a presença de estudantes e professores. A iniciativa do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Torrense aconteceu em referência ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural.

O Dia Nacional foi comemorado em 17 de agosto, porém, no Rio Grande do Sul, vária ações ocorreram neste fim de semana, dias 20 e 21. Conforme os integrantes do Comphac, a caminhada visou o reconhecimento e valorização das referências culturais, especialmente com ações que buscaram a reflexão sobre os direitos e deveres com relação ao patrimônio. A caminhada durou cerca de uma hora e meia e foi aberta a qualquer pessoa interessada. O secretário municipal da Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues, participou do evento.

O roteiro foi baseado no conceituado trabalho do grupo de Roteiros Turísticos, Históricos e Culturais Pé na História. Na trilha do tempo, a caminhada começou no Morro do Farol com a participação teatral do faroleiro Eastewaldo (conselheiro Roni Dalpiaz), passando pelo marco zero com a pescadora (Marisa Reis), indo em direção da Igreja São Domingos com o Padre Lomônaco (Ornélio Becker), visita à Casa N1 e acendedor de lampiões na escadaria, Eloi Krás Borges. A caminhada segue para a rua debaixo, visitando algumas casas de descendente de açorianos, terminando ao lado do antigo prédio da Prefeitura com a índia Ocarapoti (Jéssica Grossmann) na Lagoa do Violão.