
A Secretaria Municipal de Educação de Torres, através da Coordenação de Educação Infantil, em parceria com o Setor de Alimentação Escolar
realizou no dia 22 de agosto, última segunda-feira, encontro muito especial com as equipes diretivas das Escolas de Educação Infantil, professores e monitores das turmas de Berçário I e II e agentes de alimentação da rede municipal. O encontro faz parte do calendário de ações e estratégias apresentadas
pelas coordenadoras da Educação Infantil Bárbara Rocha e Patrícia Boaventura no início do ano letivo.
Este encontro foi dividido em dois momentos, sendo a primeira parte com a convidada Renata Teixeira, Nutricionista Materno Infantil, que trouxe como tema
“Introdução Alimentar” e juntamente com a nutricionista da rede Patrícia Pugen, pontuaram aspectos muito relevantes sobre o assunto em questão e também sobre
o documento “Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas” (incentivando as práticas alimentares saudáveis, avaliando a
merenda escolar e seu impacto).
A segunda parte do encontro foi realizada com a professora da rede convidada, Dircelene Verdum que partilhou suas vivências através da temática “O
soninho dos bebês da escola da Infância”, abordando a pesquisa realizada juntamente com o grupo de professores da EMEI Sadi Pipet de práticas respeitosas
dos momentos de descanso com bebês.
Estes momentos coletivos são essenciais pois possibilitam a escuta compartilhada, trocas de práticas pedagógicas e fundamentação teórica que
sustentam a qualidade para a Educação Infantil. Os temas discutidos na noite foram sugeridos pelo grupo de professores no último encontro formativo. Cuidar e educar são os dois pilares fundamentais que organizam o currículo da Educação Infantil. Qualificar a prática cotidiana, partilhar experiências, buscar novas inspirações são compromissos priorizados pela rede de ensino.
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança com, em seus aspectos físicos, sociais,
emocionais e cognitivos, conforme indica o Art. 29 da LDB 9394/96. O grande desafio para essa etapa de ensino é inserir a criança em um ambiente educacional,
onde as ações coletivas constituem a organização dos tempos e espaços, e assegurar o respeito às necessidades e individualidades de cada criança, considerando-a sujeito histórico e de direitos.
Segundas, Quartas e Sextas-Feiras:
das 8h às 11h30
das 13h às 17h30
Terças e Quintas:
das 13h às 17h30
R. José Antônio Picoral, 79
Centro
CEP: 95560-000
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |