No “Agosto Lilás”, Prefeitura promove capacitação para profissionais da rede

Nesta sexta-feira, 26 de agosto, dia em que o CRM – Centro de Referência da Mulher Pricila Selau completa sete ano de criação, a Prefeitura de Torres promoveu evento de capacitação para os profissionais da rede. Em referência ao “Agosto Lilás” a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou atividade de capacitação aos profissionais que integram a rede de atendimento às mulheres, no combate contra a violência. A iniciativa ocorreu a partir das 13h30min no Auditório da Ulbra Torres. O evento foi disponibilizado aos profissionais da área e de toda a região e também aos gestores municipais.

A abertura dos trabalhos contou com a participação do secretário da Pasta, Fábio da Rosa, que entre outras colocações, destacou o trabalho prestado pelo CRM. Na programação constaram palestras dos Promotores de Justiça Vinicius de Melo Lima e Ivana Battaglin, do Delegado de Polícia de Torres, Marcos Vinicius Veloso, da Patrulha Maria da Penha, com os soldados Cimara Grundler e Danoel Lanke e também de representantes do Centro de Referência da Mulher.

Em sua fala, o secretário fez um histórico sobre a criação e atuação do CRM. Agradeceu à equipe pelo trabalho que exerce em defesa dos direitos da mulher em nosso município. Também saudou e parabenizou o prefeito Carlos Souza por acreditar e fortalecer a Rede de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Mulher. “Tenham a certeza que nós vamos continuar trabalhando pela segurança das mulheres em Torres.”

O “Agosto Lilás” é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. É uma campanha nacional que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completou 16 anos no dia 7 de agosto.

Participaram da atividade, além dos que realizaram a capacitação, o chefe de gabinete da Prefeitura, Douglas Martins Rocha, o juiz Jefferson Torelly Riegel, da 2ª Vara Criminal de Torres, Juliana Malacarne Einsfeld, do Presídio Estadual Feminino de Torre, Suzana Machado, coordenadora do CRM, tenente Fabrício, do Corpo de Bombeiros e os vereadores Carla Daitx, Rose e Ninja e também os representantes da rede de combate à violência doméstica.

As mulheres que neste momento necessitam de algum apoio, podem buscar informações de segunda a sexta-feira no CRM, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. Algumas procuram o Centro e recebem o encaminhamento. Outras vão primeiro à Delegacia de Polícia e são encaminhadas ao CRM. Semanalmente o município recebe os Boletins de Ocorrência, e no caso da mulher não procurar o Centro, a Prefeitura entra em contato. Se preciso, comunique-se com o 180 da Delegacia de Polícia Civil ou 190 da Patrulha Maria da Penha.