Semana Farroupilha inicia com a chegada da Chama Crioula na Prefeitura por tradicionalistas e abertura de Mostra de Trajes Típicos

Tradicionalistas do CTG Porteira Gaúcha passaram nas principais ruas de Torres, saindo do Parque de Rodeios, a Vila São João, em direção à Prefeitura de Torres, dando início à Semana Farroupilha, nesta terça-feira à tarde, 13 de setembro. A Chama Crioula chegou com o grupo de cavaleiros e foi entregue ao vice-prefeito Fábio Amoretti e ao secretário da Cultura e do Esporte, José Amauri Rodrigues. A Chama permanecerá na Prefeitura até o dia 20 de setembro. Também nesta tarde, foi aberta a Mostra de Trajes Típicos no hall da sede administrativa.

Apesar do forte vento, a presença de tradicionalistas a cavalo nas ruas centrais levou o público a prestigiar a cerimônia de abertura da Semana realizada em frente à Prefeitura. Além do público em geral, participaram do ato, secretários municipais, servidores, comerciantes da redondeza e representantes de entidades culturais.

Em sua fala, o vice-prefeito inicialmente agradeceu à patronagem do CTG Porteira Gaúcha, liderada por Aldo Peretto, Delomar Espíndola e Guilherme Oliveira e após discorreu sobre a importância da liberdade, patriotismo e união. “Estou alegre em receber a Chama e esta é a maneira de mantermos acesa a luta pelo patriotismo”. Reforçou que a Revolução Farroupilha foi um dos episódios mais relevantes da nossa história. “

Os Festejos da Semana Farroupilha começaram nesta terça e se estendem até a outra terça, 20 de setembro, Os Festejos Farroupilhas com Provas Campeiras, Artísticas, Esportivas, Culturais e Cavalgada, Celebração Crioula, CTGs convidados, comidas campeiras, bailantas e muito mais estarão presentes no Parque dos Rodeios em evento realizado pelo CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João, com apoio da Prefeitura de Torres. Este ano, os Festejos do município homenageiam o tradicionalista Sr. Ajos Andrade Dutra (In memoriam). No feriado do dia 20, ocorre o desfile alusivo ao Dia do Gaúcho pelas ruas de Torres, saindo do Parque, às 8h.

MOSTRA DE TRAJES TÍPICOS DO GAÚCHO

Após a chegada da Chama Crioula, foi aberta no hall da Prefeitura, no térreo, a Mostra de Trajes Típicos do Gaúcho de propriedade de Joaquim Moncks, tradicionalista, poeta, escritor e ex-deputado constituinte, agora, morador do Passo de Torres. A Mostra consiste em quadros com fotografias da indumentária gaúcha desde 1730. Os trajes são masculinos e femininos, abordando a roupa dos peões e dos donos de estâncias, ou seja, dos empregados e patrões. Faz parte da Mostra ainda um vídeo sobre o assunto de cerca de 20 minutos que é exibido na televisão localizada próxima do Setor de Atendimento ao Cidadão. O material também é do tradicionalista Joaquim Moncks.

Ele foi o autor da Lei 8.813, de 10 de janeiro de 1989. que oficializa como traje de honra e de uso preferencial no Rio Grande do Sul, para ambos os sexos, a indumentária denominada “Pilcha Gaúcha”. A Mostra pode ser s visitada no horário de expediente da Prefeitura, segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30 e às terças e quintas-feiras, somente das 13h às 17h30. O evento foi prestigiado por muitos tradicionalistas e poetas amigos de Moncks.