Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental reúnem-se para falar sobre transitoriedade entre as etapas escolares

No dia 29 de setembro, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, reuniram professores do 1°ano do Ensino Fundamental e do Pré Escolar II da Educação Infantil para pensar estratégias de transição entre as etapas escolares. O grupo foi recepcionado pelo Diretor Pedagógico Alceu Sheffer, onde colocou a importância desse momento para a rede, visto que é necessário pensar em um planejamento de continuidade para as crianças. A reunião foi conduzida pelas coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com Bárbara Rocha, Patrícia Boaventura e Emilene Gonçalves.

A transitoriedade marca a passagem das crianças que estão no Pré Escolar II e passam para o 1° ano do Ensino Fundamental. Essa passagem é uma grande mudança na vida das crianças, muitas vezes marca mudança de escola, grupo de amigos, comunidade e professores.

Construir ações junto ao grupo de professores para pensar essa transição objetiva a integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017), documento que organiza as práticas pedagógicas das escolas, diz que “torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.”

Organização das salas de acordo com as crianças, disponibilidade de brinquedos, aprendizagem por grupos, visitas entre escolas, planejamento adaptado, critérios de acompanhamento avaliativo da criança foram ideias destacadas pelo grupo presente como ações norteadoras do trabalho em rede.

As professoras da Educação Infantil ressaltaram também que a implementação do “G5”, do Sistema Aprende Brasil, é uma proposta que tem sido positiva com as crianças, pois vêm auxiliando no desenvolvimento de habilidades essenciais para essa fase de transição.

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