IV Farol Literário de Torres

Entre os dias 13 e 15 de novembro Torres sediará o IV FAROL LITERÁRIO, dando sequência à iniciativa de Eduardo Jacques e Joaquim Moncks que o criaram em 2017. O Farol Literário é um evento que pretende, além do encontro de escritores com leitores, incentivar as diversas linguagens literárias e culturais, sobretudo àqueles que almejam espaços alternativos de divulgação de suas obras.

Está sendo organizado pelo Movimento Torres Além Veraneio, uma ação de autores e promotores da Cultura em Torres voltada à maior atenção governamental às Artes, Filosofia e Artesanato, não só como instrumento da formação da cidadania, como de promoção do turismo na cidade ao longo do ano, com apoio da Prefeitura Municipal de Torres através da Secretaria de Cultura e do Esporte.

Na edição deste ano, cujo Patrono será o poeta Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras e homenageada a poeta Ney Azambuja, estão previstas sessões de cinema com alunos do Marcílio Dias em Torres, e algumas escolas do passo, com vistas a fomentar a criatividade literária dos alunos e apresentar a eles os escritores da cidade.

O Farol Literário vem crescendo sistematicamente a cada edição, apesar do lapso da pandemia e vem contando, cada vez mais, com autores várias cidades do Rio Grande do Sul, pretendendo, nesta edição, configurar-se como uma Festa Literária de caráter turístico-cultural para toda população.

O encontro é destinado a escritores, apreciadores da arte, e da literatura em especial, bem como o público em geral. Será aberto no dia 13/11, 15 horas, no Auditório da Universidade de Caxias do Sul e terá dois principais focos de debates: O Centenário da Semana de Arte Moderna, motivo de livro recente de Luiz Augusto Fischer, Professor da URGS, presente ao evento, e Economia Criativa, com a participação do Professor Piqué, defensor da instalação de Distritos Criativos nas cidades.

Confira a programação completa:

DIA 13/11 – Local: UCS Torres
– 15h Credenciamento e boas-vindas
Inscrição – 1 livro para o Projeto Livros Alforriados
– 16h Intervenção cultural – Palhaça Bolinha Bolota Artchê educa
– 16h30 Mesa Redonda Farol da Esperança – A literatura Infantil
Mediador – Márcia Lobber – especialista em inclusão e ed. especial. Convidados Nora Klingelfuz – psicopedagoga clínica e institucional Centro Integrado Qualivitta – Jairo Luiz de Souza – poeta e autor de livros infantis – Canoas/RS – Mauro Cézar Freitas e Leonardo Freitas – ilustradores – Luís Gustavo de Oliveira autor do livro Flora Cabelo de Mola – demais escritores presentes seguido de lançamento de livro.
– 17h40 Ato de abertura – coordenação Eduardo Jaques
Homenagens Patrono: Carlos Nejar, Local: Ney Azambuja por Joaquim Moncks
Leitura de poemas por estudantes do Passo de Torres
Coordenação Departamento de Cultura – Passo de Torres – SC
Atração Cultural – Estúdio de Dança Camila Oliveira
– 20h Farol em Festa
Local: Zé Pelintra Bar – Av: Silva Jardim, 141
Música ao vivo – Musikália com Celso Jardim e Quertina Elz

DIA 14/11 – Local: Clube CAPESCA
Feira Livre de Livros
– 9h Atração Cultural – Improviso Guaicuru – Ruberval Araújo Cunha – Ator, poeta e repentista de Mato Grosso do Sul
– 9h30 Conferência de Abertura – “A Ideologia Modernista: a Semana de 22 e sua consagração” – Luís Augusto Fischer Debatedoras – Maria do Socorro de Assis e Eliane Debus
– 10h10 Coffee Break
– 10h 30 Mesa de Lançamentos 1
Em busca da Alma perdida – Patricia Ziani Benites Ed. Documenta Capitu era Capitu: mais mulher do que eu era homem – Cristiane Garcia Teixeira – Ed. Juriti Mar de Dentro – Paulo Timm – Mottironi Editore Babilônia de Algodão – João Cony – Ed. Pradense

DIA 15/11 – Local: Clube CAPESCA
– 9h Academia de Escritores do Litoral Norte – Conversa Poética com membros da academia AELN
– 10h Conferência Final – A economia criativa nos marcos do século XXI – Jorge Piqué – Criador do Distrito Criativo de Porto Alegre e Participação RS Criativo/SEDAC RS Moderador – Paulo Timm
– 11h Lançamento do livro: Pé na história – Um passeio pela história contada da cidade de Torres/RS – Editora UICLAP Grupo Pé na História
ATO DE ENCERRAMENTO

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Skip to content