“Desacelere: tartarugas na pista” é o tema da blitz que será realizada nesta sexta, na Lagoa do Violão

Com o propósito de diminuir os atropelamentos de cágados na Lagoa do Violão, popularmente chamados de tartarugas, será realizada nesta sexta-feira, 13 de janeiro, às 18h, uma blitz educativa fazendo um alerta aos motoristas para diminuírem a velocidade ao passarem pelo local. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, Coordenadoria de Trânsito, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Patram e Guardiões da Natureza. Na blitz de conscientização, os participantes esclarecerão sobre a fauna presente no entorno da Lagoa,

Recentemente, Prefeitura alertou sobre cuidados com os cágados na Lagoa do Violão. A Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo alertou sobre duas grandes preocupações: o atropelamento entorno da Lagoa, quando saem para desovar e o oferecimento de alimentos inadequados, que são prejudiciais a estes animais.

Para que as tartarugas tenham a vida mais segura e saudável, são necessárias algumas medidas a fim de evitar que aconteçam situações trágicas como os atropelamentos, e que não prejudiquem a sua qualidade de vida, por exemplo, com a alimentação inadequada, itens prejudiciais que podem induzir à morte precoce.

As tartarugas fêmeas ao longo de quase todo o ano utilizam as vias de entorno da Lagoa do Violão, em busca de locais para desovarem, e, assim, correm o risco de sofrerem com o atropelamento devido à alta velocidade dos motoristas. Ao trafegar no local, por isso, para evitarmos acidentes devemos reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

Conforme os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, a interação dos animais com o local em que vivem é importante para a manutenção de um meio ambiente sadio.