Blitz nas praias do sul em Torres objetivam coibir o acesso de veículos a faixa de praia

Na tarde desta quarta-feira, 08 de fevereiro, a Prefeitura de Torres, seguindo os aspectos legais que proíbem o acesso de veículos não autorizados as faixas de praias e dunas do município de Torres, foi realizada uma operação conjunta, entre as praias Itapeva e Paraíso.

A ação contou com a integração de cinco frentes representativas da sociedade, a Prefeitura de Torres por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB) e Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP – Coordenadoria de Trânsito), PATRAM, PEVA, Polícia Militar e Bombeiros.

As abordagens realizadas aos veículos na faixa de praia seguiram o protocolo padrão estabelecido pelas entidades em planejamento conjunto. Neste momento o intuito e direcionamento foi educativo/ instrutivo. Não ocorreram autuações ou apreensões de veículos visto que todos os proprietários abordados prontamente seguiram as orientações prestadas pelas equipes.

Ações como esta mostram que os trabalhos das diferentes entidades dentro de suas competências estão em constante construção e alinhamento em prol da qualidade e respeito ao atendimento das regras de uso dos ambientes naturais e neste caso de trânsito.

Existem acessos operacionais as faixas de praia licenciados junto ao órgão ambiental competente estadual FEPAM, os quais são sinalizados e permitem o acesso para: veículos oficiais ou outros autorizados para alcançarem a faixa de praia com o objetivo de realizar fiscalização, resgates e salvamentos, colocação e retirada imediata de embarcações e utensílios de pesca, levar e apanhar cadeirantes e pessoas com deficiência ou dificuldade motora, recolhimento e transporte de resíduos sólidos provenientes das limpezas, montagem e desmontagem de estruturas temporárias previstas no Plano de Uso de Faixa de Praia, documento emitido anualmente pela SMAURB.

Acessos denominados clandestinos são mapeados constantemente e fechados com estruturas como blocos de cimento e/ou palanques de madeira.

É importante que as pessoas tenham conhecimento destes regramentos e promovam a disseminação da informação para evitarmos eventuais multas, acidentes, impedimento de acesso para veículos autorizados, em especial aqueles de resgate e salvamento de vidas.

A mudança dos hábitos e a integração e respeito a natureza e a comunidade é papel de todos, e desta maneira obteremos locais e condições, ainda mais atrativas para a nossa qualidade de vida em busca por harmonia ao ambiente, o qual é caracterizado por uma grande diversidade cenários.