Mulheres do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau receberão voluntariamente aulas de yoga

Na manhã desta sexta-feira, 03 de março, na sede do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau o Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, igualmente engajado ao projeto, recebeu a voluntária Liliane Araújo Coelho para dar início as aulas de yoga.

A Diretora Helvia agradece imensamente o apoio do Prefeito Carlos Souza nos projetos destinados ao combate à violência contra mulher.

Liliane é instrutora de yoga e bióloga, e pratica yoga há mais de 15 anos e já possui projetos no Município dentro de comunidades, com trabalho voluntário. Yoga significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica. De forma geral, podemos dizer que o yoga é uma prática integral, pois trabalha o indivíduo como um todo, nos seus aspectos físicos, mentais e cognitivos, sendo que um dos resultados mais interessantes do yoga é o autoconhecimento.

A proposta do projeto com yoga é trabalhar técnicas respiratórias e de movimentos corporais, trabalhando os diversos sistemas do corpo, alongando e fortalecendo a musculatura, o sistema respiratório, circulatório e nervoso, entre outros. Além disso, as técnicas respiratórias ajudam no equilíbrio da mente e emoções. Junto com as técnicas de meditação e mindfulness aplicadas na prática do yoga, podemos alcançar um bem-estar físico e mental, trazendo uma melhor qualidade de vida ao praticante.

A inserção do projeto yoga para as mulheres é um dos objetivos do CRM, um trabalho de prevenção, pois o intuito é melhorar a autoestima. A autoestima da mulher é a capacidade de gosta dela mesma, tanto por dentro quanto por fora. Se amar e se valorizar está diretamente ligado ao fato de não deixar que situações de desrespeitos e violências façam parte da sua vida. Porque quando a autoestima está baixa, não há forças para dizer não para as atitudes alheias e assim vive-se qualquer tipo de violência, como a psicológica, física, moral, patrimonial e sexual, explica a Diretora Helvia Sanae Mano.

A prática acontecerá todas as sexta-feira das 9h às 10h30, com inscrição aberta, desde que haja vaga, no CRM ou por telefone 51 3626.9150 ramal 270.