Grupos Reflexivos de Gênero é pauta na sede do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau

Na tarde do dia 02 de março, na sede do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, aconteceu a reunião com a Diretora Helvia Sanae Mano e as facilitadoras dos Grupos Reflexivos de Gênero, Assistente Social do Fórum de Torres, Milena Moura de Ornelas e Psicóloga Sílvia Gomes Prado.

Na oportunidade, as facilitadoras apresentaram a proposta de execução dos grupos, os quais visam a reeducação de homens que se envolveram em situação de violência doméstica, familiar ou afetiva contra a mulher. Essa abordagem se constitui em uma ferramenta importante, e vai ao encontro das ações de atenção e proteção destinadas à mulher, no âmbito da Lei Maria da Penha – Lei 11.340/06.

Durante a reunião, bastante produtiva, as facilitadoras informaram à Diretora do CRM que a previsão de formação e execução do próximo grupo é para os meses de abril e maio. As reuniões terão início após o procedimento das entrevistas individuais com os homens, através das quais a Psicóloga fará a triagem dos participantes.

O projeto dos Grupos Reflexivos de Gênero de Torres é de autoria da Assistente Social Milena Moura de Ornelas, e foi implantado no segundo semestre de 2021, inicialmente com a colaboração do Psicólogo Amilton Valim.

Cada grupo atende a uma média de doze homens, e tem a duração de três meses, com encontros virtuais semanais de duas horas. Os participantes são encaminhados pelo Magistrado da 2ª Vara Criminal, responsável pelos processos de violência doméstica. A retomada dos grupos é de grande relevância para complementar o trabalho ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, comenta o Secretário da Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa.

“A pauta é discutida desde que assumi a gestão do Centro de Referência da Mulher, e com o apoio do Prefeito Carlos Souza, que tem como premissa incluir os homens na discussão”, comenta a Diretora Helvia.