Agentes de endemias realizaram palestra sobre dengue na escola Manoel Oliveira Carneiro na Vila São João

Alunos da Escola Municipal Manoel Oliveira Carneiro receberam na quarta-feira, 22 de março, uma palestra com os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade educativa abordou os cuidados preventivos da dengue, e orientou os estudantes sobre como combater o Aedes aegypti, que transmite a doença.

Além de aprender sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, os alunos receberam informações que auxiliam no combate da proliferação do mosquito. Objetos e locais dos imóveis que acumulam água são possíveis criadouros, e por isso a recomendação é eliminá-los, ou manter esses pontos limpos ou protegidos, como calhas, caixas d’água, ralos, entre outros.

A Vila São João é um dos bairros mais infestados pelo mosquito em Torres, com mais de 40 focos encontrados. Participaram desta ação os agentes de endemias Diego Santos, Elton Borba, Isabel Zeferino e Viviane Oliveira.

Também nessa semana os agentes de endemias se reuniram com o pároco da Vila São João, Padre Oséas Vieira, pedindo a colaboração do líder religioso para ajuda no combate ao mosquito orientando as pessoas durante as missas da paróquia com dicas sobre o assunto. Essas atividades também fazem parte do Projeto Saúde com Agente, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) voltado para os agentes de endemias e comunitários de saúde.

Para denúncias de imóveis que possam conter criadouros do Aedes aegypti, a comunidade pode entrar em contato através do WhatsApp 5136261644, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.