CRM Pricila Selau participou da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher de Morrinhos do Sul

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Torres, através do Centro de Referência (CRM) da Mulher Pricila Selau foi convidada pela Secretaria de Educação de Morrinhos do Sul para participar da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher na última terça-feira, 28 de março, onde estiveram presentes a diretora do CRM, Helvia Sanae Mano, a psicóloga, Vania Gisleine Schmitz e a assistente social, Vera Maria Oliveira Policarpo.

A equipe do CRM foi gentilmente recebida pela secretária de Educação, Cristiani Vargas, psicóloga, Carolini Schutz e também pela nutricionista, Melissa Espindola, que acompanharam a equipe até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Antônio Selau e também até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Steigleder.

O objetivo do encontro com os estudantes da rede municipal é possibilitar o trabalho de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Após uma manhã de conversa com os estudantes, a equipe do CRM encerrou o ciclo de conversa na própria sede da Secretaria de Educação, onde os estudantes da Escola Estadual Básica Sagrada Família, também receberam orientações sobre o combate a violência contra a mulher.

A diretora Helvia mencionou que a iniciativa de Morrinhos do Sul é extremamente importante para a formação de multiplicadores e para o trabalho de prevenção entre os jovens, visto que, mesmo com as subnotificações é possível identificar o relacionamento tóxico ou abusivo entre os adolescestes e jovens, que podem evoluir para violência se não forem observados os sinais.

As apresentações são adaptadas para a linguagem dos estudantes e de fácil compreensão, inclusive com apresentação de vídeo que é próxima da realidade dos estudantes no seu início de namoro.

A participação de aproximadamente 200 estudantes foi bastante produtiva e positiva, com a sensação de que no futuro próximo podemos contar com uma sociedade menos violenta, diz a diretora do CRM, Helvia.

A mesma agradeceu o convite e parabenizou o engajamento e a mobilização da Secretaria de Educação de Morrinhos do Sul, destacou também, o apoio do prefeito Carlos Souza nas ações do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, destaca que o feminicídio é uma consequência trágica e fatal de relacionamentos abusivos que já demonstravam sinais de abuso e agressão, seja ele físico, psicológico, emocional ou qualquer outro tipo, e, deste modo, poderia ter sido evitado. Acredita e reitera na importância do trabalho de prevenção e orientação executado pelo CRM e as redes de proteção à mulher.