Projeto Musicando de volta às Escolas de Educação Infantil

No ano letivo de 2023, a Secretaria Municipal de Educação, trouxe novamente para as escolas de educação infantil de Torres o “Projeto Musicando: Brincando com Música – Estimulação da Musicalidade na Educação Infantil”, que tem por objetivo promover a estimulação da musicalidade no desenvolvimento das crianças por meio de proposições que consistam na percepção do som e do silêncio, na construção de ritmo e na apreciação da música em seus vários contextos culturais e históricos.

O projeto recebeu o nome de “musicando”, pois a expressão se refere à “brincando com música”, em consonância com a fundamentada valorização do brincar, enfatizada na proposta da rede. A proposta traz fundamentações e inspirações dos projetos realizados na Escola Municipal de Educação Infantil Professor Sadi Pipet de Oliveira em 2018, e na Secretaria de Educação de Torres em 2019, ambos coordenados pela professora de educação infantil Alice Pereira Cardoso Lopes, e que está à frente também desta proposta.

As atividades do Projeto Musicando foram retomadas em 07 de março de 2023, e visa atender as nove escolas de educação infantil do município de Torres. De forma inicial, o projeto está atendendo crianças de zero a três anos (Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II). E, posteriormente, também atenderá crianças de quatro e cinco anos (Pré I e Pré II). Inicialmente, propõe-se sessões de musicalização por turma em encontros realizados de acordo com cronograma estruturado, em acordo com as equipes diretivas das escolas municipais de educação infantil.

Dentre as proposições também estão: roda de musicalização com violão, apresentação de instrumentos musicais, brincadeiras cantadas e/ou instrumentalizadas, “músicas historiadas” com dramatização, experimentação sonora livre de materialidades, brincadeiras para observação sonora do entorno, brincadeiras com sons e tecidos (textura e movimento), e proposições inspiradas na escuta das crianças durante os encontros.