Torres será beneficiada com o Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural

O Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Emater/RS, que visa apoiar os produtores rurais na construção de estruturas de preservação de água e na qualificação da irrigação. O programa conta com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER) e de contrapartidas dos municípios conveniados.

Um dos municípios beneficiados pelo programa é Torres, que recebeu um repasse de R$ 97.511,19 e uma contrapartida da prefeitura de R$ 17.207,85 oriundos do Fundo de Desenvolvimento Rural (Funder), totalizando R$ 114.719,04 para a execução do projeto. O projeto prevê a construção de 12 açudes no interior do município, com capacidade média de aproximadamente 1.200m³ cada um, para armazenar água e garantir a irrigação das lavouras e a dessedentação dos animais.

Os açudes serão escavados com uma escavadeira hidráulica contratada pelo município, que realizará em média 24 horas de trabalho por açude. A Emater/RS será responsável pela elaboração dos projetos técnicos, pela orientação dos produtores, pelo acompanhamento das obras e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca auxiliou os agricultores com o licenciamento ambiental e georreferenciamento. Os produtores beneficiados foram previamente cadastrados e após, selecionados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), os quais passaram por avaliação dos requisitos exigidos pelo Programa, como por exemplo, ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, estar em dia com o município e com o Estado e ter disponibilidade de área para a construção do açude.

O prefeito de Torres, Carlos Souza, agradeceu o apoio do Estado e da Emater/RS e ressaltou o potencial agropecuário do município. “Torres é conhecida pelas suas belas praias, mas também tem uma forte vocação agrícola, especialmente na dessedentação animal, produção de maracujá hortaliças e banana. Com esse programa, vamos melhorar as condições de trabalho dos nossos produtores rurais e incentivar o desenvolvimento sustentável do nosso município”, disse.