Vigilância Ambiental realizou coleta na aldeia indígena Nhu-Porã com objetivo de identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti

Na manhã da última terça-feira, 30 de maio, os agentes de endemias da Vigilância Ambiental realizaram uma visita na Aldeia Indígena Nhu-Porã. O objetivo da ação foi identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As coletas realizadas pelos profissionais foram analisadas no laboratório municipal de entomologia. Nessas amostras foi observada a predominância da espécie Aedes albopictus. Esta atividade também fez parte de uma das disciplinas do curso técnico Saúde com Agente, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Participaram da ação os agentes de endemias da Secretaria de Saúde, Diego Santos, Douglas Oberofer, Elton Borba, Isabel Zeferino e Viviane Oliveira. A equipe deverá voltar em breve ao local para mais ações, como palestras sobre o mosquito para os estudantes da escola da aldeia.