Realizada reunião para tratar da Lei Nº 4172 que dispõe sobre o uso de embalagens biodegradáveis em Torres

Uma reunião entre a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e representantes de entidades comerciais de Torres foi realizada na última quarta-feira, 07 de junho, para discutir assuntos de interesse do setor. Um dos temas abordados foi a Lei Nº 4172, de 26 de setembro de 2008, que dispõe sobre o uso de embalagens biodegradáveis para o acondicionamento de produtos e mercadorias pelos estabelecimentos comerciais localizados no município.

A secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Fernanda Brocca, explicou que a lei visa reduzir o impacto ambiental causado pelas embalagens plásticas convencionais, que demoram muito tempo para se decompor e podem poluir o solo, a água e a fauna. Ela ressaltou que os comerciantes devem se adequar à norma, que prevê multas para quem descumpri-la. Segundo ela, a fiscalização será intensificada nos próximos meses.

Os representantes do CDL, Sindilojas, Acisat, Praça XV e Rede Moveis manifestaram suas dúvidas e sugestões sobre a lei. Eles pediram mais prazo para se adaptarem à mudança e mais divulgação sobre os benefícios das embalagens biodegradáveis. A reunião foi produtiva e os participantes se comprometeram a buscar soluções conjuntas para o cumprimento da lei.

“A medida vai beneficiar o meio ambiente e a qualidade de vida da nossa cidade. Essa iniciativa visa reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado das sacolas plásticas, que demoram centenas de anos para se decompor. Conto com a colaboração de todos para que essa mudança seja bem recebida e incorporada aos nossos hábitos de consumo. Juntos, podemos fazer de Torres uma cidade mais verde, mais limpa e mais saudável”, disse o prefeito de Torres, Carlos Souza.

Abaixo o Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, Rodrigo de Rose, divulga um link da pesquisa para as empresas responderem qual a sua relação com a Lei apresentada.