Prefeitura busca valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade

Levando em consideração a valorização e preservação dos bens de interesse histórico e cultural, Torres possui um patrimônio que deve ser protegido e promovido, garantindo que as gerações futuras também possam desfrutar dessas riquezas que foi realizada uma reunião na última sexta-feira, 16 de junho. Para isso, é fundamental que se estabeleça diretrizes claras e efetivas, que envolvam não apenas a gestão, mas toda a sociedade, por isso será montado uma comissão posterior o trabalho de estudo que está sendo realizado no momento.

A educação patrimonial é um dos pilares fundamentais desse processo, pois visa sensibilizar a população e os visitantes sobre a importância do patrimônio, incentivando o respeito, a valorização e a preservação desses elementos que compõem nossa identidade cultural. Com o engajamento da comunidade e a conscientização sobre a importância do patrimônio, será possível construir um legado duradouro para as próximas gerações.

Nesse sentido, o governo municipal buscará promover ações educativas, como palestras, visitas guiadas, oficinas e atividades interativas, voltadas tanto para a população em geral quanto para os estudantes das escolas municipais. Essas iniciativas visam despertar o interesse, o conhecimento e o senso de pertencimento em relação ao nosso patrimônio, fomentando a sua proteção de forma sustentável.

O trabalho de gestão também envolverá a implementação de políticas públicas que incentivem a conservação e recuperação dos bens de interesse histórico e cultural, como a criação de incentivos fiscais para proprietários de imóveis históricos que realizarem obras de restauração ou preservação adequadas.

A comunicação com a população será fundamental para informar sobre as ações em andamento, receber sugestões, críticas e incentivar o engajamento ativo da comunidade na preservação do patrimônio. A criação de canais de diálogo, como audiências públicas e redes sociais, permitirá uma maior interação entre o poder público e a sociedade civil.

Participaram do encontro o Prefeito Carlos Souza; o Supervisor Técnico da Procuradoria Geral do Município de Novo Hamburgo, Udo Sarlet; os secretários de Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues; de Trabalho Industria e Comércio, Júlio Agápio; o Chefe de Gabinete, Douglas Martins Rocha, além de membros da prefeitura.