Vigilância Ambiental de Torres promove programa ‘Vigiágua’

A Secretaria de Saúde de Torres, por meio do setor de Vigilância Ambiental, promove mensalmente em residências de diferentes bairros do município, o programa ‘Vigiágua’ onde é realizada a coleta e análise da água fornecida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), poços individuais e coletivos. O cronograma das coletas é anual e aprovado previamente pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Ação é realizada por meio do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, que tem como objetivo colaborar na promoção e proteção da saúde da população por meio da garantia da potabilidade da água destinada ao consumo humano no Estado do Rio Grande do Sul. Dentre as análises realizadas estão: Físico química, Organoléptica e Microbiológica. As amostras são encaminhadas para o Laboratório Central, em Osório, na 18ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França, a partir dessas coletas será possível assegurar a qualidade dos sistemas de abastecimento do município. “O programa desenvolve ações contínuas e possibilita a identificação e intervenção em situações de risco à saúde dos consumidores”.

“Nossos servidores realizam a coleta uma vez por mês em diversos bairros do nosso município. A colaboração e participação dos munícipes são essenciais para o sucesso do programa”, destacou o diretor Lasier França.