Agentes de endemias da Vigilância Ambiental de Torres realizam ação educativa na Vila São João

Agentes de endemias da Vigilância Ambiental de Torres promoveram uma ação educativa na tarde da última segunda, 26 de junho, na Vila São João, um dos bairros com maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti e casos da doença.

O objetivo da ação foi conscientizar a população sobre a dengue e as medidas preventivas para combater a proliferação do mosquito transmissor, em uma região que tem enfrentado desafios no controle da doença.

Durante a ação, os agentes distribuíram panfletos informativos contendo orientações sobre os sintomas da dengue, os cuidados necessários para evitar a reprodução do mosquito e a importância da participação ativa da comunidade nesse combate.

Para tornar a iniciativa ainda mais impactante, os agentes utilizaram uma fantasia do mosquito Aedes aegypti, ilustrando visualmente a presença do vetor e enfatizando a necessidade de medidas preventivas em cada residência.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França, “a escolha da Vila São João para a realização dessa ação educativa reforça a preocupação da Vigilância Ambiental em enfrentar os desafios da dengue em áreas com maior incidência da doença. A conscientização e a mobilização da comunidade são essenciais para reduzir os casos e eliminar os focos do mosquito transmissor”.

A iniciativa dos agentes de endemias busca criar uma consciência coletiva sobre a importância de prevenir a dengue, uma doença séria que afeta milhares de pessoas anualmente. A participação ativa da população é fundamental para garantir um ambiente saudável e livre do mosquito Aedes aegypti.

A ação educativa na Vila São João reforça o compromisso da Vigilância Ambiental de Torres em promover a saúde pública, fortalecer a prevenção de doenças transmitidas por vetores e combater a dengue de forma efetiva. A união de esforços entre a comunidade e os órgãos de saúde é primordial para enfrentar esse desafio e proteger a população local.

Participaram da ação os agentes de endemias Davson Melo, Diego Santos, Douglas Oberofer e Viviane Oliveira.