Estão abertas inscrições para castração no segundo semestre de 2023 onde 800 animais serão beneficiados

A prefeitura de Torres através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, informa que estão abertas as inscrições para mutirões de castração de cães e gatos. Os mutirões de castração ocorrerão durante o segundo semestre de 2023 e contarão com 800 vagas.

Para realizar a inscrição, é necessário que o tutor traga uma cópia do RG, CPF, comprovante de residência. Os critérios de seleção são: o tutor ser beneficiário de algum auxílio do governo, cães de rua e comunitários e protetores de animais. Os documentos devem ser apresentados no 5º andar da prefeitura (Rua José Antônio Picoral, 79), onde localiza-se a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Pela manhã, o atendimento é das 8h às 11h30min e pela tarde, das 13h às 17h30.

A castração é um procedimento cirúrgico que impede a reprodução de cães e gatos, trazendo benefícios para a saúde dos animais e para o controle populacional. Segundo a Secretária Fernanda Brocca, a castração pode prevenir doenças como tumores, infecções e hiperplasia prostática nos machos, câncer de mama e gravidez psicológica nas fêmeas.

Além disso, a castração pode reduzir comportamentos indesejados como agressividade, marcação territorial e fugas. A castração também contribui para a diminuição do abandono e do sofrimento de animais de rua, que muitas vezes vivem em condições precárias e sem cuidados veterinários. Por isso, a castração é uma medida responsável e ética que visa o bem-estar dos cães e gatos e da sociedade em geral.

“A castração é um procedimento simples, seguro e benéfico para os cães e gatos, pois previne doenças, reduz comportamentos indesejados e controla a reprodução. Os mutirões de castração contarão com 800 vagas e serão destinados prioritariamente para os tutores que recebem algum auxílio do governo, para os cães de rua e comunitários, para os protetores de animais e, caso haja sobra de vagas, para a população em geral”, disse o prefeito Carlos Souza.