1º Seminário de Vigilância em Saúde reúne profissionais da região

Nesta sexta-feira, 18 de agosto, ocorreu o 1º Seminário de Vigilância em Saúde, que reuniu profissionais das Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município e representantes das Vigilâncias da Saúde e Sanitária de Torres, Imbé, Palmares do Sul, Três Cachoeiras, Capão da Canoa e Terra de Areia. O evento teve como objetivo capacitar e atualizar os participantes sobre temas relevantes para a prevenção e o controle de doenças transmitidas por vetores e animais peçonhentos.

Entre os palestrantes, estavam a bióloga Katia Moura, que falou sobre os principais animais peçonhentos encontrados na região, como cobras, aranhas e escorpiões, e mostrou alguns exemplares vivos para ilustrar as características, os cuidados necessários com esses animais e o tratamento adequado para cada veneno. O biólogo e diretor de Vigilância em Saúde de Torres, Lasier França, apresentou os dados do Aedes aegypti no município e as ações realizadas para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A médica veterinária Anne Marth palestrou sobre a Febre Maculosa, uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida por carrapatos, e alertou sobre os sintomas, o diagnóstico e o tratamento da doença.

O seminário foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Torres. A secretária de Saúde de Torres, Suzana Machado, destacou a importância do evento para a qualificação dos profissionais e para a integração entre os municípios. Ela também agradeceu a presença e a colaboração de todos os participantes e palestrantes.