Nesta terça, dia 29, Torres sedia a Conferência Intermunicipal sobre Cultura com cidades do Litoral Norte

Nesta terça-feira, dia 29 de agosto, Torres sedia a Conferência Intermunicipal sobre Cultura com cidades do Litoral Norte. A Conferência Intermunicipal vai promover debates fundamentais sobre política cultural. Com o tema central “Democracia e Direito à Cultura”, Torres será o palco da Conferência Intermunicipal, organizada pelo Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura RS (CODIC Amlinorte). Todos os municípios deverão estar presentes, vários prefeitos já confirmaram sua participação no evento.

O objetivo central da iniciativa é fomentar discussões enriquecedoras sobre questões relacionadas à cultura, abordando temas fundamentais para o desenvolvimento cultural e social da região. Além de contar com a participação de muitos municípios já confirmados, a Conferência contará com a participação de representantes da Secretaria de Cultura do Estado, do Conselho Estadual de Cultura e do MINC.

O evento ocorrerá nas dependências da SAPT e se desdobrará em seis eixos temáticos, cada um deles tratando de áreas distintas, mas igualmente importantes, no âmbito cultural. Das 8h às 9h, será realizado o credenciamento dos participantes. Os eixos orientarão as discussões e os debates entre os participantes, com o propósito de construir propostas e diretrizes que possam aprimorar as políticas culturais da região.

São estes os eixos temáticos que nortearão os diálogos ao longo da Conferência.
I – Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
II – Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
III – Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória
IV – Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural