Semana da Pátria 2023 começa na próxima segunda-feira, 04 de setembro

A Semana da Pátria 2023, que acontece de 4 a 7 de setembro, terá novidades em Torres. Além de celebrar o Bicentenário da Igreja São Domingos, a cidade também mudará o local do tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro, que passará a ser realizado na Avenida Silva Jardim.

A programação da Semana da Pátria começa na segunda-feira, 4 de setembro, às 8h30, na Praça XV de Novembro, onde o Fogo Simbólico da Pátria será aceso. O fogo será conduzido por uma comitiva do Bicentenário da Igreja São Domingos, que sairá do Corpo de Bombeiros Militar de Torres, às 8h, e percorrerá as principais ruas da cidade, em um ato de patriotismo e civismo. O Fogo Simbólico ficará na praça até o dia 6 de setembro, com a guarda da pira pelas escolas e entidades.

O ponto alto da programação é o Desfile Cívico no dia 7 de setembro, que ocorrerá na Avenida Silva Jardim a partir das 8h30. O desfile contará com a participação de escolas e entidades que abordarão os temas nacionais, regionais e municipais. O tema nacional é “Rui Barbosa”, o tema regional é o “Centenário da Revolução de 1923” e o tema municipal é “Cultura da Paz”, com alusão ao Bicentenário da Igreja São Domingos. A mudança do local do desfile visa oferecer um novo cenário para a celebração da Independência do Brasil, além de facilitar o fluxo de veículos no centro da cidade.

A organização da Semana da Pátria divulgou a tabela com o número de cada escola e entidade que participará do desfile, bem como o mapa com o local de concentração. As ruas de concentração para o desfile serão: Rua Osvaldo Arranha, Rua Aragão Bozano, Rua Dom Pedro II e Rua Firmino Toreli. O palanque das autoridades ficará localizado na Rua General Firmino Paim e o local de dispersão do desfile será na Rua Almirante Barroso. Em caso de chuva, as atividades serão suspensas.

Confira abaixo o mapa do evento e o cronograma das escolas e entidades para o desfile.

Documentos: