Secretaria de Educação realiza roda de conversa com os professores com o tema Geoturismo

Para comemorar o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, a Secretaria de Educação de Torres reuniu professores da rede municipal de ensino integrando as disciplinas de Ciências, Geografia e História para participarem de uma roda de conversa sobre Geoparque. O encontro foi promovido com as profissionais Maria Elisabeth da Rocha – Geóloga da Prefeitura de Torres e coordenadorado eixo de Geoconservação do Geoparque Mundial da UNESCO Cânions do Sul, Maria Elisabeth da Rocha e ainda sobre o Projeto Farol das Baleias com Larissa Schemes Heinzelmann – Pesquisadora e colaboradorado GEMARS (Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do RS), com Larissa Schemes Heinzelmann.

A abordagem foi descontraída, um bate-papo com o objetivo de estimular a compreensão e a importância do Geoparque em nosso município. Os professores tiveram a oportunidade de construir diferentes formas de conhecimento, esclarecerem dúvidas e aperfeiçoar as informações sobre o tema.

Esta formação faz parte do calendário de capacitações do quadro de profissionais do ano de 2023, compondo o programa de governo Eu sou + Educação, no eixo qualificação dos profissionais da educação. Para as coordenadoras da atividade, professora. Andrea Mello e a turismóloga Helenita Cagliari, a atividade vem ao encontro de todo o planejamento de encontros, ações e a transversalidade que o turismo permite dentro da área da Educação. É importante fortalecer os vínculos e estimular os alunos para uma cultura positiva ao turismo local, frisam.. A atividade visa contribuir para que todos desenvolvam comportamentos responsável diante da atividade turística promovida pelo Geoparque Mundial da UNESCO Cânions do Sul,

Mostra de trabalhos na Escola Almirante Tamandaré

No dia 30 de setembro as representantes do Eixo Educação, Andrea Mello e Helenita Cagliari, estiveram presentes na mostra de trabalhos realizada na Escola Almirante Tamandaré onde um dos destaques foi o Geoparque, com práticas educacionais que qualificaram o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos bem como a valorização do trabalho realizado pelos professores. Nos trabalhos foi constatado a importância desse patrimônio natural e cultural e todo o conhecimento dos alunos adquirido em sala de aula .