Governo Estadual informa que Leão-marinho encontrado em Torres tem resultado positivo para vírus da influenza

Em comunicado na tarde de hoje, 11 de outubro, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) foi informada que o resultado positivo do exame para o vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) feito no leão-marinho encontrado na Praia Real, em Torres. A confirmação dada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (LFDA-SP), unidade referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

Esse é considerado o terceiro foco em mamíferos aquáticos do Estado. Até o momento foram encontrados 146 animais mortos ou doentes, em São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Palmares do Sul, Pinhal, Torres, Tavares, Mostardas, Imbé e Pelotas.

A partir de agora, conforme orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), não haverá mais coletas em leões e lobos-marinhos, apenas se uma nova espécie de animal apresentar sintomas de Influenza. Mesmo com a confirmação, a condição sanitária do Estado e do país não se altera, não havendo risco para o consumo de alimentos.

O diretor-adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Francisco Lopes, reforça que o Serviço Veterinário Oficial (SVO-RS) está atendendo todas as notificações que são recebidas, fornecendo os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para as prefeituras, assim como os produtos para desinfecção de veículos e máquinas.

Todas as suspeitas, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita, devem ser notificadas imediatamente à Seapi por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo número de Whatsapp: (51) 98445-2033.

A secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Fernanda Brocca, reforça o pedido de atenção e cita que o momento é crucial para agirmos com cautela e minimizar riscos, para que tudo seja contido ao máximo.

A prefeitura lembra que as principais orientações à comunidade são:
• Recomenda-se evitar a entrada do público em geral aos locais conhecidos de concentração de mamíferos marinhos (lobos ou leões marinhos) ou de aves migratórias. Mamíferos marinhos nas praias causam interesse na população local;
• Não se aproximar, alimentar ou tocar em animais silvestres;
• Se encontrar animais aparentemente feridos ou doentes, NÃO se aproximar nem tentar levantá-los ou socorrê-los. Comunicar o Serviço Veterinário Oficial (whatsapp 51 – 98445 2033) ou a PATRAM;
• Não se aproximar de animais mortos. Comunicar Serviço Veterinário Oficial (whatsapp 51 – 98445 2033) ou a PATRAM;
• Prevenir o contato de animais domésticos (exemplo: cães e gatos) com animais silvestres evitando a circulação destes na beira da praia;
• Em caso de contato com animais marinhos suspeitos ou com carcaças, intensificar medidas de desinfecção e atentar para o aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 10 dias. Em caso de suspeita, procurar atendimento médico na UPA mais próxima e informar sobre o histórico de exposição prévia.

Fonte: agricultura.rs.gov.br