Novas lixeiras são instaladas na beira-mar de Torres, é o Programa “Pense Limpo com Torres”

A população que for ao calçadão da beira-mar de Torres, já a partir da semana passada, observou a implantação de novas lixeiras no calçadão, entre a Praia da Guarita e a Praia dos Molhes, em que os primeiros pontos contemplados foram a Praia Grande, a Prainha e a Praia da Cal. As novas lixeiras são uma iniciativa da Prefeitura de Torres por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, através de empresas credenciadas que fornecerão as lixeiras a serem instaladas.

A iniciativa se dá por meio do programa “Pense Limpo com Torres”, que integra o programa “Adote uma Lixeira” no Município de Torres. Logo, por meio deste projeto, a Prefeitura visa conservar a limpeza da cidade, garantir melhorias na qualidade ambiental das áreas de lazer e logradouros públicos, conscientizar a população sobre a importância de ter uma cidade limpa em termos de higiene e saúde pública, incentivar a reciclagem e a melhoria da limpeza pública, assim como outros objetivos.

As lixeiras instaladas serão mantidas por meio dos credenciados, podendo estes serem pessoas jurídicas, pessoas físicas ou entidades sociais, e devem estar em conformidade com as diretrizes que a municipalidade dispõe, especialmente aquela relativa ao uso do solo urbano, postura e gestão de resíduos sólidos. As lixeiras estão divididas em LIXO SECO e LIXO ORGÂNICO para gerar a sensibilização e estímulo à separação dos resíduos sólidos.

A fim de viabilizar a parceria, os interessados necessitam apresentar requerimento à Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, indicando os locais onde desejam instalar as lixeiras, podendo optar pela instalação em frente ao estabelecimento do interessado ou outro lugar de sua escolha, desde que haja prévia autorização do proprietário do estabelecimento ou residências localizadas no local escolhido. Os interessados podem informar-se sobre o programa “Adote uma Lixeira”, através da Lei nº 5.225 de 8 de dezembro de 2021.

Para melhor atender moradores e visitantes, a partir do último sábado, 16 de dezembro, a faixa de areia também recebeu bombonas plásticas de 200 litros para acondicionamento de lixo, das quais, cerca de 50 unidades serão disponibilizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo. Além disso, cada quiosque localizado na faixa de areia, deverá disponibilizar no mínimo quatro bombonas para seu estabelecimento.

Por último, no mesmo propósito de oferecer um veraneio com qualidade no quesito gestão de resíduos sólidos, também a partir do dia 16 de dezembro, sábado, a coleta convencional de lixo conta com nove caminhões para o recolhimento de lixo, considerando a grande demanda e o pico no número de pessoas frequentadoras da praia de Torres.