Programa “Pense Limpo com Torres” alerta sobre a importância correta do descarte de lixo para conservação do meio ambiente

O programa “Pense Limpo com Torres”, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo divulga que o município de Torres conta com um Plano de Manejo e Conservação de Dunas licenciado junto a Fepam, que prevê uma série de ações e condicionantes para sua manutenção, organização e planejamento para conciliar a expansão da cidade e a proteção dos ambientes naturais e sua biota.

Dentre estas ações, podemos citar o estabelecimento e regramento dos acessos operacionais a faixa de areia de veículos autorizados, como, veículos de salvamento, coleta de resíduos sólidos e abastecimento de quiosques, o fechamento dos acessos clandestinos, a supressão e controle de espécies exóticas de vegetação, como, por exemplo, as casuarinas, a implementação de passarelas, entres outros.

A gestão dos chamados conflitos dos equipamentos urbanos, com a presença humana, e a utilização da linha de costa é um desafio constante. Um dos objetivos dos trabalhos realizados é o de estabilização dos campos de dunas, com a realização do plantio de espécies vegetais que fazem sua fixação, e o direcionamento dos acessos das pessoas por meio das passarelas e esteiras, que corresponde a outra maneira de proteger e conservar o campo de dunas e evitar o pisoteio.

Mas, frente a estas estratégias para o controle do uso extensivo das dunas por transeuntes, visando a conservação, existe um problema crônico enfrentado em todos as nossas praias, e no Brasil de um modo geral: o grande volume de lixo gerado nestes ambientes. Visto que nos calçadões e na própria faixa de areia, contamos com lixeiras e serviços permanentes de limpeza, o campo de dunas acaba se tornando mais vulnerável à persistência da presença de resíduos, pois se torna um local de maior dificuldade de acesso para recolhimento.

Neste sentido, é importante a atenção de todos para evitar o descarte irregular de lixos sob as passarelas e fora das lixeiras da orla, lembrando que a costa sofre devido a constante ação de ventos e a variação das marés, que podem levar os lixos diretamente para os campos de dunas e/ou ambiente marinho.

Se você levar alimentos e bebidas para as praias, procure descartar os lixos resultantes em suas residências, as lixeiras da orla jamais comportarão o volume de lixo produzido, pois são projetadas para os resíduos gerados nos estabelecimentos locais/quiosques. É imprescindível que a população tenha atenção no correto descarte e colabore. Todos juntos podemos fazer a diferença. “Pense Limpo com Torres”, seja um agente transformador, convoca o Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria, Rodrigo De Rose da Silva.