Hoje, 19 de fevereiro, se comemora o Dia Mundial das Baleias

Na data de hoje se comemora o Dia Mundial das Baleias. A origem da data se deve ao fato da Comissão Baleeira Internacional ter declarado no dia 19 de fevereiro de 1986 a moratória de proibição da caça às baleias. Em Torres, temos o privilégio de poder avistar ao longo dos meses de inverno e primavera a presença das baleias Franca que utilizam a costa brasileira no período reprodutivo, comenta o biólogo e Diretor de Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo De Rose da Silva da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo.

Por décadas, este grupo de animais serviu como matéria-prima para diversos produtos, como por exemplo, a gordura que era transformada em óleo e utilizado na iluminação pública e residencial, ou ainda, como ligante em argamassa em construções, as suas barbatanas eram base para confecção de espartilhos, pentes e chapéus.

A partir da proibição da caça e os esforços conjuntos de conservação, muitas espécies de baleias começaram a ter uma expressiva recuperação populacional, entre estas destacam-se no Brasil a Baleia Jubarte e a Franca, que contam com projetos ambientais de renome em atuação nacional e internacional.

Alguns países ainda exercem a atividade de caça as baleias, com o discurso de finalidade científica, mas a cada dia ficam mais acirradas as discussões internacionais em prol da defesa destes animais espetaculares. Alguns dos maiores riscos à vida das baleias atualmente, são a pesca, o lixo marinho, a poluição química dos oceanos, o tráfego de embarcações e as alterações na dinâmica oceânica que podem comprometer a base alimentar destes grandes mamíferos. (Fotos do Gemars)

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo