Torres já registrou 13 casos oficiais de Dengue, oito importados e cinco autóctones, população deve conferir pontos de água parada

Até esta última quinta-feira, 29 de fevereiro, a Prefeitura de Torres registrou 13 casos oficiais de Dengue na cidade, sendo oito importados e cinco autóctones, ou seja, contraídos aqui mesmo. A Prefeitura alerta à população em geral, para conferir nos pátios possíveis pontos de acúmulos de água. Os 13 casos ocorreram em diferentes bairros, sendo que a maioria já está recuperada. Os bairros mais afetados são o Getúlio Vargas e o Igra Sul. A situação preocupa a Secretaria Municipal de Saúde.

A única maneira de prevenir a doença é o combate aos focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, eliminando os pontos de água parada nos pátios e residências. Nesta semana, está sendo realizada uma delimitação de foco numa área de 300 metros ao redor da casa de uma pessoa com Dengue no bairro Getúlio Vargas, e 95% das mais de 50 mostras recolhidas continham larvas do mosquito.

Conforme o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria, biólogo Lasier França, é crucial que a população se conscientize sobre a presença de focos do mosquito Aedes aegypti em todo o município. Ele destaca que uma simples tampinha de garrafa contendo água pode servir como criadouro para os ovos do Aedes. Ressalta que a Dengue é transmitida exclusivamente pela picada do mosquito contaminado pelo vírus.

Através do whats (51) 3626 1644, a comunidade pode fazer denúncias sobre locais com focos de larvas, porém, a população em geral deve cuidar principalmente de sua residência e pátio. Idênticos cuidados devem ser seguidos pelas empresas da cidade.