Prefeitura participa do Circuito de Surfe WSL 2024 com programas de educação ambiental da SMAURB

A Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, vai participar do Circuito Banco do Brasil de Surfe que abre a temporada 2024/2025 da WSL South America em Torres. O importante evento, reconhecido mundialmente, vai ocorrer na Praia dos Molhes entre os próximos dias 14 e 17, quinta a domingo. A participação da Prefeitura se dará através de programas de educação ambiental que visam atingir todos os envolvidos na atividade, do participante do WSL ao público em geral.

A primeira atividade vai ocorrer no dia 14, quinta, às 15h, duração de aproximadamente uma hora, com o Programa de Educação Ambiental, “Oceanos: A Corrente da Vida”. Foi criado pela Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo com a finalidade de disseminar informações referentes ao ambiente marinho, sua fauna e flora e relações entre si e com o meio abiótico. Conforme o biólogo e diretor Rodrigo De Rose da Silva, atualmente o mundo vive um momento complexo com a presença dos plásticos nos oceanos e a poluição química, e o desafio de superar e melhorar as condições de vida no planeta azul. O Programa desenvolve ações como palestras e mostra de vídeos em escolas, saídas de campo, caminhadas ecológicas, bate-papos e participação em eventos.

Na atividade proposta para o Campeonato, será realizada um bate papo e caminhada no entorno do evento falando sobre a diversidade marinha da região, ambiente marinho e costeiro, dunas, lixos nos oceanos e seus impactos, rio Mampituba: divisa política dos estados do RS e SC, pesca tradicional da tainha em cooperação com o boto. A iniciativa será finalizada com uma visitação ao espaço cultural e ambiental do Memorial do Surfe com a exposição: “Oceanos: A Corrente da Vida”. A mostra permanecerá no Museu após a realização do Campeonato de Surfe. Esta ação ocorre com a parceria do Gemars/Uergs e Revis Ilha dos Lobos/ICMBIO.

Também no dia 14, às 16h, vai acontecer a ação “Plantio de Mudas”, em parceria com a Onda Verde na Praça Zeca Scheffer na Praia dos Molhes. A ação integra o “Programa Pense Limpo com Torres” que visa a reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente, uma vez que a importância da natureza está na preservação, no cuidado com o próximo e na garantia do futuro.

No dia 15, sexta-feira, às 16h, será repetida a programação de educação ambiental “Oceanos: A corrente da Vida”.

Na próxima semana, entre os dias 14 e 17 de março, Torres vai receber o Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 e a temporada 2024/2025 da WSL South America. Esta é uma das maiores atividades do segmento na América Latina e deve reunir cerca de 150 atletas de diferentes países e regiões do Brasil. Há 20 anos não acontece um evento do QS na Praia dos Molhes, que retorna agora abrindo a temporada 2024/2025 da WSL South America. A atividade possibilita a busca por novos talentos em Surfe.

O WSL chega em Torres com os maiores talentos de surfe. Ainda durante o evento, o público em geral terá a oportunidade de participar de atividades gratuitas, como aulas de surfe, beach tennis, fit dance, yoga e área kids. Outra novidade é o Programa Novas Ondas, que oferece aos jovens, experiência com atletas profissionais.