Em Porto Alegre, Educação e Assistência Social acompanham lançamento de sistema sobre frequência escolar

Foi lançado na tarde dessa última segunda-feira, dia 1’1 de março, o projeto Ficai 4.0, idealizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e desenvolvido em convênio com a Procempa e com a Pucrs. O lançamento ocorreu no Auditório do Instituto Cérebro da PUCRS. A Ficai 4.0 é uma plataforma destinada ao registro, encaminhamento e sistematização de dados de estudantes que não estão na escola por infrequência, evasão ou não acesso.

Trata-se de um instrumento existente desde 1997, que sofreu alterações e aprimoramentos ao longo do tempo, chegando à sua versão 4.0. A versão modernizada lançada hoje envolve, além dos tradicionais atores da Ficai (escolas, Conselho Tutelar e Ministério Público), uma rede intersetorial, como a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria de Saúde, que terão papel importante na visibilidade na garantia do direito à educação.

O intuito do uso da Ficha FICAI é trazer, pela interação da rede e conscientização dos estudantes e responsáveis, o aluno infrequente de volta para a escola, fazendo-se, para tanto, contato direto com e ele e seus familiares.

Da Prefeitura de Torres, participaram do ato, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Helvia Sanae Mano e também da Secretaria, o servidor Giovani Selau.. Da Secretaria Municipal de Educação estava a servidora Marcia Alexandre de Lima,