Artesanato da palha de butiá, patrimônio imaterial do Estado, é pauta da Prefeitura com o Instituto Curicaca

Na tarde desta sexta-feira, 15 de março, o secretário de Trabalho, Indústria e Comércio, Júlio Agápio, junto com o arquiteto da Secretaria de Cultura e Esporte, Marcelo Koch, atendeu a equipe do Instituto Curicaca para tratar sobre o trabalho das artesãs da palha de butiá. Esta técnica recebeu recentemente o reconhecimento estadual como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul. A ideia da reunião de trabalho foi de que maneira o Poder Público pode contribuir na perpetuação desta cultura com apoio ao trabalho destas artesãs. O Instituto Curicaca trabalha com este grupo há mais de 20 anos e vem tracando metas para que a técnica não se perca.

O secretário Júlio Agápio colocou a Secretaria à disposição, falou sobre o trabalho que sua Pasta realiza com o pessoal do artesanato em Torres e colocou a possibilidade de agregar o trabalho e o conhecimento da palha do butiá nas feiras, eventos e nas capacitações realizadas pela Secretaria. Estiveram na Prefeitura, o coordenador técnico e de políticas públicas, Alexandre Krob, e a coordenadora de educação e cultura, Patrícia Bohrer,

No 34º Festival Internacional de Balonismo, que vai ocorrer entre o dias 1º e 5 de maio deste ano, haverá um dia dedicado à mostra deste trabalho endêmico de Torres no Pavilhão do Artesanato. Em parceria com o Instituto serão planejadas ações continuadas para o segmento, de forma a garantir a continuidade desta cultura, hoje tombada, típica do município de Torres.

O trabalho de pesquisa foi realizado pelo Instituto Curicaca com as famílias rurais locais. A prática do artesanato com a palha de butiá tem grande importância na história da região. A comunidade da Restinga de Itapeva, onde essa arte é praticada, atribui uma gama de significados profundos à técnica. Para muitos, essa prática artesanal vai além do aspecto econômico, estabelecendo vínculos afetivos enraizados em conexões familiares. Foi em agosto do ano passado que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realizou em Porto Alegre, o ato de assinatura de patrimônio cultural imaterial para o artesanato com palha de butiá na região de Torres.