Primeiro dia de competição do Circuito Banco do Brasil de Surfe é sucesso em Torres, evento impressiona pela estrutura e organização

O primeiro dia de competição do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Torres, nessa última quinta-feira, 14 de março, foi um sucesso. Além do grande número de participantes, o evento que acontece na Praia dos Molhe até o próximo domingo, 17, levou muitos moradores e turistas para torcerem pelos principais nomes do surf mundial ou para apoiar os que iniciam no segmento. Durante todo o dia, surfistas aproveitaram as ondas nos Molhes para fazer grandes manobras e conquistar importantes notas para seguir no ranking em busca de títulos. O evento impressiona pela grande estrutura e organização.

O Circuito Banco do Brasil de Surfe abriu a temporada 2024/2025 da WSL South America começou com um dia ensolarado. A cidade não sediava uma etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) desde 2004. Vários confrontos de gerações marcaram o primeiro dia, com participantes do evento de 20 anos atrás, competindo com estreantes de até 11, 12, 13 anos de idade e 25 surfistas disputaram um evento da WSL pela primeira vez. Uma das atrações foi o campeão mundial Adriano de Souza, 37 anos, que estreou com vitória no fim do dia. As eliminatórias prosseguem nesta sexta-feira, a partir das 8h00, ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

Outro surfista que tem boas lembranças de Torres, é o capixaba Krystian Kymerson. Ele ganhou a bateria que inaugurou a temporada 2024/2025 da WSL South America, que decide os títulos sul-americanos e vai classificar 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series 2025, o circuito de acesso para a elite que disputa o World Surf League Championship Tour (CT). Em 2021, Krystian Kymerson conquistou o bicampeonato brasileiro profissional nas mesmas ondas da Praia dos Molhes.

RECORDES DO DIA – Depois de ganhar a primeira bateria do Circuito Banco do Brasil de Surfe de 2024, Krystian Kymerson se classificou no confronto vencido pelo potiguar Mateus Sena, que abriu a rodada dos 32 cabeças de chave do campeonato, os participantes mais bem ranqueados na WSL. Na bateria seguinte, outro cabeça de chave estreou batendo os recordes do dia. O catarinense Leo Casal atingiu 14,54 pontos, somando uma nota 7,67, superando as maiores marcas da primeira fase, a nota 7,50 do Wesley Leite e os 12,67 pontos do Bruno Moraes. Na vitória do Leo Casal, foi eliminado um dos surfistas que competiu na última etapa do QS em Torres 20 anos atrás, o catarinense Diego Rosa.

CONFRONTOS DE GERAÇÕES – Um dos pilares do Circuito Banco do Brasil de Surfe, é descobrir novos talentos do surfe brasileiro. Em Torres, 25 surfistas tiveram a chance de estrear em etapas do Qualifying Series, de vestirem a lycra de competição da WSL pela primeira vez. Outros aproveitaram a oportunidade para competir de novo, depois de muitos anos. Entre eles, quatro surfistas que participaram do último QS disputado em Torres 20 anos atrás, o catarinense Diego Rosa e os gaúchos Stefano Dornelles, Pedro Gross e Daison Pereira, que foi semifinalista daquele campeonato de 2004, vencido pelo paranaense Jihad Kohdr.

Dos 96 inscritos na competição masculina do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Torres, 72 estrearam nas 20 baterias realizadas na quinta-feira, 16 da primeira fase e as 4 primeiras da segunda. Os mais jovens eram os gaúchos Lorenzo Souza de 11 anos de idade, o Pedro Sommer de 12 e o Davi Ferreira de 13 anos. Os três não passaram suas baterias, mas já estavam felizes pela chance de participar do seu primeiro campeonato da World Surf League e estrear em etapas do QS tão jovens.

CIRCUITO 2024 – Assim como no ano passado, estão programadas cinco etapas do Qualifying Series no Circuito Banco do Brasil de Surfe em 2024. A primeira no Rio Grande do Sul, conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Torres e parceria de mídia da Rádio Maristela FM. A segunda etapa é o Saquarema Surf Festival nos 15 a 21 de abril. As três últimas estão agendadas, porém ainda serão anunciados os locais. A terceira será nos dias 2 a 5 de maio, a quarta de 21 a 25 de agosto e a última de 26 a 29 de setembro. Todas as etapas são transmitidas ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e o campeão e a campeã no ranking das 5 etapas, recebem convite para competir no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, que vai fechar o Challenger Series 2024 nos dias 12 a 20 de outubro na Praia de Itaúna. (FOTOS ENVIADAS PELA ASSESSORIA DO WSL)