Torres promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia neste sábado, 28 de março, com a realização do Dia D em Torres, mobilizando todas as Unidades de Saúde da Família (ESFs) do município em horário especial, das 8h às 17h. A iniciativa visa facilitar o acesso dos grupos prioritários — como idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, doentes crônicos e professores — à vacina trivalente atualizada do Instituto Butantan. O objetivo central da Secretaria de Saúde é antecipar a imunização antes do período de maior circulação do vírus no inverno, buscando atingir a meta de 90% de cobertura vacinal para reduzir drasticamente os quadros graves e internações.

A urgência da vacinação é reforçada pelos dados de 2025, onde o Rio Grande do Sul registrou um aumento de 106% nos óbitos por gripe, com a grande maioria das vítimas (76%) sendo composta por pessoas não vacinadas. Como o organismo leva de duas a quatro semanas para atingir a proteção ideal, a orientação é que o público-alvo compareça a unidades como as ESFs São Francisco, Central, São Jorge, entre outras, o quanto antes. Além de prevenir sintomas clássicos como febre alta e fadiga, a vacina é a ferramenta mais eficaz para evitar as complicações da doença, que no último ano levaram mais de 3,4 mil gaúchos à hospitalização.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Conselhos

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo