Capacitação nos CATs fortalece atendimento ao turista em Torres

A Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, está realizando uma capacitação com os agentes de turismo, com o objetivo de preparar e qualificar ainda mais o atendimento à população e aos visitantes nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs).

Neste primeiro momento, a capacitação está sendo direcionada aos novos agentes que estão assumindo seus postos no Centro de Atendimento ao Turista localizado no Parque da Guarita e também na Praça XV de Novembro. Futuramente, as atividades também serão realizadas no CAT do Parque de Balonismo.

O turismólogo Francisco Reis destaca: “Nós vamos fazer capacitações presenciais, treiná-los e qualificá-los nos atrativos dentro do Parque da Guarita, com informações geológicas, biológicas, naturais, para que esses possam posteriormente, além de bem receber os visitantes no Parque da Guarita, também poder estar guiando eles nas trilhas e também vamos fazer uma série de saídas de campo, onde a gente vai mostrar os outros roteiros e passeios que existem, que as agências de turismo comercializam para os moradores locais e os turistas visitantes.”

O turismólogo Marcelo de Jura também reforça a importância da qualificação contínua dos agentes: “a gente vai, em diferentes momentos, estar trazendo novos temas, atualizando eles com novas situações que estão acontecendo na cidade, para que eles estejam sempre por dentro, né, e que consigam, de certa forma, padronizar esse atendimento, cada um com sua identidade, mas falando no mesmo padrão de atendimento, então a gente está focando principalmente no que seria o bom atender, como recepcionar o turista, saber como se comportar diferentes situações. A gente está tentando levar para eles também um pouquinho de conhecimento sobre a legislação de circulação dos transportes turísticos no município, colocando para eles como que isso funciona e de que forma que eles podem ser abordados, e os conhecimentos de fato turísticos do município, fazendo alguns city tours, fazendo conhecimento, visitas técnicas, por exemplo, fazer a trilha no Parque da Guarita para que o atendente que estiver no Centro de Informações Turísticas ali da Praça XV saiba também passar um pouco do que acontece ali no Parque da Guarita, assim como os que estiverem no parque consigam dizer sobre os atrativos da cidade.”

Além das capacitações, a Secretaria de Turismo também está realizando ações relacionadas ao Cadastur. Está sendo feita a identificação de pessoas e empreendimentos que possuem cadastro, mas necessitam renová-lo, bem como daqueles que se enquadram nas exigências do Ministério do Turismo.

As visitas seguem sendo realizadas em empreendimentos, restaurantes, bares, hotéis, pousadas e casas de eventos, orientando e conscientizando os responsáveis sobre a importância do Cadastur, que é totalmente gratuito e possui renovação a cada dois anos.

Outra ação desenvolvida pela Secretaria é a realização de pesquisas com visitantes nos CATs do Parque da Guarita e da Praça XV de Novembro. A proposta é realizar entrevistas rápidas e objetivas para identificar informações como origem dos visitantes, tempo de permanência em Torres, faixa etária e os motivos que levaram à escolha do município como destino turístico.

De acordo com a Secretaria de Turismo, os dados coletados irão auxiliar no planejamento e fortalecimento das ações voltadas ao turismo local. Dando sequência ao cronograma de qualificação, uma nova capacitação será realizada no dia 26 de junho, reunindo os agentes de turismo e a equipe da Secretaria Municipal de Turismo para aprofundar conhecimentos.

 

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Conselhos

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo