7ª Conferência da Rede de Geoparques da Unesco da América Latina e Caribe: Um Marco para o Desenvolvimento Sustentável em Torres

De 6 a 9 de novembro, Torres-RS recebe a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da Unesco da América Latina e Caribe (GeoLAC), com organização do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul em parceria com RedGeoLAC, Sebrae e Ulbra Torres, e apoio da Secretaria de Turismo do RS e Embratur. Este evento, que marca as comemorações dos 20 anos da Rede Mundial de Geoparques da Unesco, busca promover o intercâmbio de conhecimento e fortalecer o trabalho em rede entre os geoparques.

O prefeito de Torres, Carlos Souza, acompanhado do Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, destacou em entrevista à Rádio Maristela a importância do Geoparque como ferramenta para conscientização ambiental e preservação do planeta: “É importante termos o Geoparque porque está chegando o momento de nos olharmos para o nosso planeta de forma diferente. Recentemente, o Rio Grande do Sul sofreu com toda essa tragédia que se abateu com as grandes chuvas”, disse ele. O prefeito acrescentou que o Geoparque conecta as pessoas à natureza e ressaltou: “O Geoparque é isso: ele leva as pessoas para o meio da natureza, e a gente não preserva, não cuida daquilo que a gente não conhece e não ama.”

Programação e Participação Internacional

A conferência contará com atividades focadas em temas como geoconservação, educação, turismo e desenvolvimento sustentável, com a participação de especialistas internacionais. Entre os destaques estão Dr. Nickolas Zouros (Grécia), presidente da Rede Global de Geoparques (GGN); Dr. Guy Martini (França), secretário geral da GGN; Dr. Artur Sá (Portugal), membro do Conselho Executivo da GGN; e Dra. Emmaline Rosado (México), coordenadora da GeoLAC. Além disso, representantes de geoparques do Brasil, Colômbia, Cuba, México, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador e Costa Rica estão confirmados.

Com um total de 550 inscritos para as palestras e painéis, a expectativa é de que cerca de 1.000 pessoas circulem pelo evento durante os quatro dias. O Sebrae também colabora no desenvolvimento da Georrota Cânions do Sul, rota turística do Geoparque, promovendo uma preparação especial para receber os visitantes, com hotéis, pousadas e restaurantes locais.

Destaques da Conferência:

No dia 06 de novembro, no Campus da ULBRA Torres, a conferência inicia às 08h30 com o credenciamento e logo após às 09h45, o prefeito Carlos Souza, das as boas-vindas aos participantes e autoridades presentes.

Feira Expotur Geoinova (6 a 8 de novembro, na Ulbra): Aberta ao público com entrada gratuita, a feira apresentará o artesanato local, atrações da Georrota Cânions do Sul, trabalhos educativos do Geoparque, e exposições dos Geoparques da Rede GeoLAC.

Cerimônia Geoparque em Destaque (8 de novembro, na Ulbra Torres, a partir das 19h): A cerimônia apresentará projetos de turismo e inovação, com destaque para o lançamento do jogo virtual “Jornada Cânions do Sul” e novas coleções de produtos artesanais. O evento contará com o espetáculo Night Glow, com balões iluminados, além da cerimônia de encerramento às 19h30. Cerimônia de encerramento conduzida pelo prefeito de Torres, Carlos Souza.

A conferência promove o turismo sustentável e a valorização do patrimônio natural e cultural de Torres, representando um importante passo para o fortalecimento dos geoparques na América Latina e Caribe.

Confira a programação completa no link do evento abaixo:

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo