Secretaria de Educação promove ações alusivas ao Dia da Consciência Negra nas escolas municipais

As escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental em Torres estão envolvidas em uma série de atividades alusivas à comemoração do Dia da Consciência Negra, que culminaram nesse final de novembro. Essas ações refletem o comprometimento das instituições em promover a conscientização sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena, em conformidade com as Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Uma das mudanças introduzidas pela LDB foi a inclusão da obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos oficiais da rede de ensino. Isso representa um avanço fundamental para a promoção da diversidade e o combate ao racismo estrutural, confirmando a importância de se abordar essa temática em todas as disciplinas do currículo da educação básica.

As escolas municipais de Torres têm um trabalho contínuo ao longo do ano letivo para integrar a temática de forma transversal em suas práticas pedagógicas. Durante o mês de novembro, as atividades são intensificadas, proporcionando aos estudantes experiências enriquecedoras que destacam a contribuição significativa da cultura afro-brasileira e indígena para a formação da identidade nacional.

Dentre as iniciativas promovidas, destacam-se apresentações culturais, palestras, exposições artísticas e atividades práticas que visam sensibilizar os alunos sobre a importância da diversidade étnica e cultural do país. Os educadores estão empenhados em fomentar o diálogo sobre a herança africana e indígena, promovendo uma reflexão crítica sobre a discriminação racial e incentivando o respeito à pluralidade.

“A celebração do Dia da Consciência Negra não é apenas um evento pontual, mas sim uma oportunidade contínua de enriquecimento do conhecimento e promoção da equidade. Uma vez que um dos objetivos da educação é formar cidadãos conscientes, críticos e respeitosos com a diversidade que compõe cultura brasileira”.

O envolvimento dos estudantes, aliado ao comprometimento da equipe educacional, reforça a importância de inserção de maneira consistente e integrada à temática afro-brasileira e indígena no cotidiano escolar, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

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