Prefeitura lança “Aprenda a Viver Sem Depender”, projeto de Prevenção ao Álcool e Outras Drogas

Foi lançado pela Prefeitura, na tarde dessa última quarta-feira, um importante projeto dirigido aos adolescentes com o propósito de prevenir sobre o uso de álcool e de drogas. Trata-se do “Projeto Psicossocial de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas na Adolescência, “Aprenda a Viver Sem Depender”. Diante da importância da iniciativa, o prefeito Carlos Souza afirmou que no próximo ano, o projeto terá evoluções, fortalecendo as ações e abrangendo um maior número de estudantes. O lançamento ocorreu na Escola Municipal Zona Sul com a participação dos alunos que já vivenciaram o projeto.

O tema sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas pela adolescência no Município vem sendo discutido desde 2018 na Câmara de Vereadores, através de uma Comissão Especial presidida pelo vereador Jeferson de Jesus Santos e demais vereadores. Desde então, em meados de 2019, numa parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria da Educação e Secretaria de Saúde, deu-se início a execução do projeto-piloto de prevenção junto as Escolas Municipais Zona Sul e Santa Rita, com 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, totalizando 160 adolescentes.

O psicólogo Jacson de Oliveira, que atua no Centro de Referência de Assistência Social, é o técnico de referência do projeto. Ele apresentou detalhes do trabalho, recebendo os cumprimentos dos setores envolvidos. Todos colocaram-se à disposição para o sucesso da atividade. Falaram sobre a importância do projeto, as secretárias da Assistência Social, Neusa Carlo; da Educação, Silvia Teixeira Pereira, e também o vereador Jeferson de Jesus Santos. Para 2020 o projeto terá camiseta de identificação e várias oficinas dirigidas aos estudantes, como de culinária, esportes e música.