Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e CRM promovem ações da Campanha do Laço Branco

Nesta terça-feira, 6 de dezembro, Dia da Lei do Laço Branco, servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, liderados pelo secretário Fábio da Rosa, convidaram a sociedade torrense a participar desta conscientização que está engajada na campanha dos 16 Dias de Ativismo para o Fim da Violência Contra a Mulher promovida pelo CRM. A ação reforça o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, instituída no Brasil pela Lei 11.489/2007, a Lei do Laço Branco.

A Campanha do Laço Branco ocorre em mais de 55 países e segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) é a maior ação promovida pelos homens na luta contra a violência à mulher. Toda a sociedade civil organizada está convidada a buscar a paz. Nesta tarde, o secretário, a responsável pela Diretoria da Mulher, Helvia Sanae Mano, e servidores realizaram várias visitas, convidando parceiros para esta caminhada, como o prefeito Carlos Souza. Na oportunidade, o prefeito recebeu o lacinho branco, símbolo da campanha.

O movimento foi criado após a morte de 14 mulheres e mais 10 feridas num massacre ocorrido neste dia, no ano de 1989, na Escola Politécnica de Montreal no Canadá, mobilizando toda a sociedade. No Brasil, a Lei nº 11.489/2007 decreta a data 6 de dezembro como o Dia Nacional da Conscientização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Conforme o secretário Fábio da Rosa, o ato de hoje visa que os homens, principalmente aqueles que ainda dominam espaços tradicionalmente masculinos e de visibilidade, se mobilizem de forma efetiva pelo fim da violência contra a mulher, do machismo e da misoginia. “É dever de todos os homens e da sociedade, contribuir para modificar essa cultura de violência, promovendo a igualdade, liberdade e respeito às mulheres”, disse.