Consolidado Grupo do Turismo Rural Raízes de Torres

Nesta última segunda-feira, 5 de dezembro, foi celebrada a consolidação do Grupo do Turismo Rural Raízes de Torres no Sítio das Curicacas que fica localizado próximo a Estrada do Mar, na Rua dos Jorges, Travessa do Faxinal. Estavam presentes o representante do SENAR, o Supervisor Regional do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) -RS, Ricardo Lopes de Almeida; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, Diana Hahn; o titular da Emater de Torres, Jânio Pintos, o secretário do Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca e a diretora de Turismo da Prefeitura, Maria do Carmo Conforti Rodrigues.

A Consultora Scheila Graziela Rigotti do SENAR fez a apresentação das etapas realizadas dentro do Programa e a Turismóloga da Prefeitura Profª Luciane de Carvalho Pereira explanou a respeito do planejamento dos próximos passos. A empreendedora Tatiane da Cachaçaria Engenho Nobre (Comunidade do Puca) elaborou uma apresentação com as imagens do “Antes e depois” das propriedades e as atividades dos empreendimentos em recepção de grupos e visitas técnicas, bem como participação dos cursos do SENAR.

Foi feita a “Apresentação de Casos de Sucesso” dentro do Programa por José Carlos, do Sítio Vô Inácio (Barro Cortado) que relatou como seu empreendimento cresceu no último ano com a presença dos turistas; a Sra. Mirtes do Sítio Nirvana contou sua experiência com Turismo Rural desde a década de 80 e agora, uma nova motivação com Raízes de Torres e a Sra. Tatiane, da Cachaçaria Engenho Nobre que tem recebido turistas de outros municípios do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

Os empreendimentos participaram da decoração e a organização do evento e tiveram o momento de avaliação e de reflexão sobre os próximos passos. Os parceiros receberam cestas de presentes com produtos da terra. Após a fala das autoridades presentes foi feita a entrega dos certificados dos cursos para os empreendimentos que participaram das Oficinas e atividades do SENAR. A Confraternização foi uma celebração com a degustação de produtos típicos do Turismo Rural.

Turismo Rural Raízes de Torres

O Turismo Rural Raízes de Torres é um programa que está servindo de modelo para outros municípios e que busca a integração com Roteiros do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, chancelado pela UNESCO.

O interior do Município de Torres representa a força e a história de toda a comunidade, uma vez que as primeiras sesmarias tiveram seu início ali. A produção de cana de açúcar, a cachaça e banana foram a marca do trabalho dos primeiros imigrantes.

Atualmente, as propriedades que fazem parte da Rota Rural oferecem aos visitantes o que possuem de melhor: agricultura ecológica, contato com a natureza, belas paisagens, história e hospitalidade.

O Turismo Rural Raízes de Torres é um convite ao bem-estar e um encontro com a saúde, pelas inúmeras possibilidades de experiências e consumo de produtos naturais. Venha conhecer as histórias, a cultura e se encantar com as belezas das Raízes de Torres!

Receberam certificados os seguintes empreendimentos:

ANJOS DA NATUREZA – PRODUTOS FITOTERÁPICOS, SÍTIO VÔ INÁCIO, BUTIAZAL SÃO JOSÉ, SÍTIO JERIVÁ, TERRENA PADARIA ARTESANAL, SÍTIO MARTINS ROSA, SÍTIO RAMOS, SÍTIO DONA MARIA DAL POZZO DA PIRATABA, COZINHA ARTESANAL, SÍTIO MENEZES – CASA DE CAMPO, SÍTIO NIRVANA, NOSSO SÍTIO ESPAÇO AGROECOLÓGICO, SÍTIO DAS CURICACAS, ENTRE FARÓIS, CACHAÇARIA ENGENHO NOBRE e QUERÊNCIA SANTOS.

Crédito fotos: Terrena Artesanal

Detalhes sobre os empreendimentos encontram-se no link abaixo.